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Os Controladores de Tráfego Aéreo, da Região Rio (R-RJ), do Centro de Controle de Área de Brasília (ACC-BS) do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), participam, até o dia 22 de abril, do Treinamento em Simulação em Tempo Real (STR) em Sede para implantação da setorização vertical na Região de Informação de Voo (FIR) de Brasília.

O Centro de Simulação de Brasília é pioneiro na utilização do simulador para treinamento da alteração da estrutura do espaço aéreo. “O projeto de verticalização foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a capacidade dos setores da Região Rio, conforme a demanda da nova circulação da Terminal São Paulo. Ao invés da criação de novos setores laterais foi pensado na criação de setores verticais com divisão de níveis”, explicou o Gerente do Projeto e Chefe da Seção Tática do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Joaquim Tavares Lobo Junior.

O treinamento, que começou em 22 de fevereiro, atingirá todo o efetivo da Região Rio do ACC-BS, totalizando 58 controladores de tráfego aéreo, que passarão por uma carga de, no mínimo, 20 horas de exercícios.

Profissionais do ACC-BS e do CGNA foram os responsáveis pela identificação das necessidades e prioridades operacionais e planejamento dos exercícios simulados e pelo acompanhamento da execução da instrução teórica e prática.

O treinamento contempla cenários simulados que possuem como objetivos gerais: o emprego dos serviços de vigilância, detecção e solução de conflitos, análise do fluxo de tráfego, sequenciamento, serviços de informação de voo e alerta, emprego adequado da fraseologia portuguesa e inglesa, saturação dos setores e ambientação dos novos setores superior (UPPER) e inferior (LOWER).

Para o Chefe da Região Rio do ACC-BS, Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Otoniel Francisco do Nascimento, o foco do treinamento é a transferência e a coordenação de tráfegos entre os setores verticalmente. “O objetivo é que, ao final do treinamento, os controladores estejam devidamente capacitados para lidar com as mudanças implantadas pela setorização vertical na FIR Brasília, minimizando os impactos”, avaliou.

O Chefe da Seção de Instrução e Atualização Técnica e Operacional (SIATO), Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo R1 Edson Vitorino Benetti, destacou a importância da capacitação dos controladores em Sede. “Este treinamento, no caso a verticalização do Setor 15 do ACC-BS, que está sendo executado pioneiramente em um Ambiente de Simulação no CINDACTA I, e com a particularidade de não exigir a integração com outros Centros e Setores, é muito importante para o sistema”.

Segundo o Capitão Edson, “além de representar uma economia ao erário, evitando o deslocamento de suas equipes operacionais para outras unidades, em tempos de pandemia, também enriquece muito os conhecimentos profissionais, e no caso específico do simulador, que possui uma configuração ideal para o treinamento, conseguindo reproduzir com fidelidade o cenário real que o controlador enfrentará no seu dia a dia, antes de colocar as mudanças planejadas, efetivamente em prática”.

De acordo com o Suboficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Alexandre de Oliveira Castro Teixeira, a criação e aplicação de treinamentos simulados para os controladores são de fundamental importância tanto para melhorar a consciência situacional quanto para desenvolver sua capacidade técnica, física e operacional, pois é nesse cenário simulado que os controladores aproveitam a oportunidade para conhecer, entender, debater, corrigir e principalmente para pôr em prática o que será implementado ou modificado no futuro.

“Através dessa ferramenta, podemos realizar vários exercícios bem próximos da realidade do tráfego aéreo. Com a prática simulada, o controlador se sente mais seguro, treinado e totalmente capacitado para novas mudanças que assim surgirem no seu ambiente de trabalho”, destacou o Suboficial Alexandre, um dos participantes do curso.

Atuação da área técnica

Segundo o Chefe da Tecnologia da Informação em âmbito Operacional (TIOP), Tenente Engenheiro Diego Fernandes Marques, “a revitalização do simulador no CINDACTA I só foi possível após coordenação com os órgãos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), em especial o Subdepartamento Técnico (SDTE) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), para utilização dos equipamentos desmobilizados devido a modernização do hardware no ACC-BS”.

A Seção TIOP do CINDACTA I foi a responsável pela montagem, instalação, configuração, adaptação e testes de toda plataforma de simulação. “Destaco o envolvimento do setor para interoperabilizar os recursos de TI, no intuito de replicar, ao máximo, o cenário operacional diante do Projeto de Setorização Vertical”, afirmou o Tenente Marques.

De acordo com o Oficial, no ambiente controlável foi possível realizar diversos testes do software SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional), no intuito de subsidiar pareceres técnicos diante dos requisitos de projeto.

“Este trabalho não só resultou em vantagens operacionais, como otimização de recursos financeiros, qualificação e agilidade no treinamento operacional, mas também em diversas vantagens na área técnica, como a maior familiarização com a infraestrutura do Sistema SAGITARIO, em ambiente controlado para futuras implementações e treinamentos técnicos para o serviço de Supervisão da TIOP”, pontuou. As informações são do DECEA.

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