A Indústrias Nucleares do Brasil – INB finalizou nesta sexta-feira (12/03) a entrega da 26ª Recarga de Angra 1 para a Eletronuclear. Seguindo diversos protocolos de controle e prevenção da covid-19 para dar continuidade às atividades, a produção foi concluída em dezembro de 2020.
O primeiro transporte, dos seis realizados para entrega de 44 elementos combustíveis, aconteceu no dia 23/02. Os comboios partiram da Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende/RJ, com destino à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis/RJ, sendo acompanhados por diversas instituições nos níveis federal, estadual e municipal. Cabe à INB a embalagem do material e à Eletronuclear o planejamento e a coordenação do transporte.
A recarga é o processo de reabastecimento de uma usina nuclear por meio da substituição de elementos combustíveis já utilizados por novos, que ficam em média 3 anos no reator. Estes elementos são estruturas metálicas, com até 5 metros de altura, formadas por um conjunto de tubos, chamados de varetas, que recebem as pastilhas de urânio enriquecido. A etapa após a produção é o transporte até as usinas.
Próximas Recargas
Em janeiro, a INB iniciou a produção de 44 elementos combustíveis para a 17ª Recarga de Angra 2. A previsão é que a fabricação seja concluída até o final de maio e o transporte seja realizado entre maio e junho.
O superintendente de Produção do Combustível, Marcelo Sobral, considerou que a produção para a 26ª Recarga de Angra 1 seguiu normalmente os prazos apesar da pandemia do novo coronavírus. De acordo com Sobral, a ideia era encerrar a produção antes do final do ano com objetivo de utilizar a suplementação orçamentária recebida em 2020 para acelerar o faturamento. Vale lembrar que, em abril deste ano, a INB concluiu a 16ª Recarga de Angra 2.
A recarga é o processo de reabastecimento de uma usina nuclear por meio da substituição de elementos combustíveis descarregados por novos. Estes elementos são estruturas metálicas, com até 5 metros de altura, formadas por um conjunto de tubos, chamados de varetas, que recebem as pastilhas de urânio enriquecido. A etapa após a produção é o transporte até as usinas.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança