No dia 8 de abril, o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth) realizou a atividade de encerramento do Curso Básico de Montanhismo (CBM). Concluíram o curso 22 alunos, oficiais e sargentos das organizações militares de montanha subordinadas à 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da Escola de Sargentos das Armas (EsSA), além de dois militares da Marinha do Brasil e dois do Exército dos Estados Unidos.
O Curso Básico de Montanhismo é ministrado pelo Centro de Instrução de Operações em Montanha (CIOp Mth) e tem como principal função capacitar o militar a operar e conduzir tropas de qualquer natureza em ambientes operacionais de montanha, realizar escaladas e equipar vias provisórias até determinado grau de dificuldade. A duração do CBM foi de seis semanas de instrução e seguiu todos os protocolos de prevenção à covid-19.
A atividade contou com a presença do Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), General de Brigada João Felipe Dias Alves, do Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), General de Brigada Giovani Moretto e do Comandante do Centro de Instrução de Operações Especiais (CI Op Esp), Coronel Alvaro de Souza Pinheiro Filho.
Capacitação ferroviária
Na segunda quinzena de março, o 2º Batalhão Ferroviário do Exército, por meio do Centro de Instrução de Engenharia (CIEng), realizou o Estágio de Capacitação Técnica em Infraestrutura Ferroviária. Coordenado pelo Departamento de Engenharia de Construção (DEC), o estágio contou com a participação de militares e servidores civis de diversas organizações militares do Exército Brasileiro.
O objetivo da atividade foi adestrar oficiais, praças e servidores civis das organizações militares do Sistema de Obras de Cooperação (SOC) para o desempenho das funções de coordenação técnica e operacional de execução de obras e de serviços nas frentes de trabalho de obras ferroviárias.
Durante o estágio, foram abordados assuntos como conceitos e fundamentos de obras ferroviárias; planejamento, gestão e controle de uma obra ferroviária; segurança e meio ambiente; atividades interdisciplinares; e conhecimento técnico sobre os equipamentos utilizados em todo o processo de construção ferroviária.
A atividade compreendeu, ainda, uma visita de instrução aos lotes 6 e 7 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), localizados no município de São Desidério, no estado da Bahia. Fruto de uma parceria firmada entre a VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e o Exército Brasileiro, a visita de instrução, ocorrida entre os dias 22 e 24 de março, foi realizada com o objetivo de aprimorar o desempenho dos estagiários na coordenação e na construção de ferrovias. As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança