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NOTÍCIAS

Radar construído pela Omnisys começa a operar em Porto Murtinho (MS)

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) entregou para operação a nova Estação Radar de Porto Murtinho (MS), construído pela Omnisys. O trabalho dá continuidade ao processo de complementação da capacidade de vigilância aérea. O...

Governo cria autarquia federal para coordenar segurança nuclear

O presidente Jair Bolsonaro publicou, no Diário Oficial da União de hoje (17), a medida provisória que cria a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) - autarquia federal que tem, como finalidade, "monitorar, regular e fiscalizar a segurança nuclear, a proteção...

Centro de Controle Interno da Aeronáutica tem novo Chefe

Uma cerimônia, ocorrida nesta sexta-feira (14), marcou a Passagem de Chefia do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR). O Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres assumiu a Chefia da Organização Militar, substituindo o Major-Brigadeiro...

Batalhão Tonelero realiza Lançamento por paraquedas

O Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, Batalhão “Tonelero”, unidade da Força de Fuzileiros da Esquadra, realizou, em 10 de maio, adestramento de salto paraquedista semiautomático no mar, incluindo o lançamento de uma embarcação de desembarque...

Batalhão Ferroviário conduz estágio de operação com explosivos

No dia 6 de maio, o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) passou pela inspeção de apronto operacional de sua Força de Prontidão. Durante a inspeção, foram realizadas a formatura geral do batalhão, a inspeção de pessoal e armamento, a verificação das viaturas e,...

COMUNICADO

A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) comunica que a 6ª Mostra BID Brasil, prevista para agosto, acontecerá entre os dias 7 e 9 de dezembro de 2021, em Brasília. A decisão pelo adiamento está fundamentada no compromisso da...

Parque Tecnológico promove masterclass sobre uso de impressão 3D na saúde

O Parque Tecnológico (PqTec) realiza no dia 19 de maio, às 16h, a masterclass Manufatura aditiva: Impactos e benefícios da impressão 3D na saúde. A aula será ministrada por Maria Elizete Kunkel, física, PhD em biomecânica, docente e pesquisadora da Unifesp e...

UFSM oferece nova turma de curso sobre games e gamificação na educação

A Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abriu nesta segunda-feira (10) as inscrições para uma nova turma do curso Oficina Online de Games e Gamificação na Educação. O curso é voltado para professores e servidores...

Inscrições abertas para missão espacial análoga do projeto Habitat Marte

A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), apoia a iniciativa criada pelo projeto Habitat Marte. A missão espacial virtual análoga ocorre em parceria com o Centro Vocacional Tecnológico Espacial...

Marinha apresenta “Anna Nery”, novo navio de assistência hospitalar

O novo Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) que será empregado pela Marinha, a partir do 2º semestre de 2022, no atendimento e prestação de serviços médico-hospitalares nos estados do Pará e Amapá, será batizado de “Anna Nery” (U-170), enfermeira que se voluntariou...

Enquanto o Gripen Brasileiro realiza testes no Centro de Ensaios em Voo do Gripen na Embraer (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Centre), em Gavião Peixoto (SP), os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) seguem a preparação na Suécia para pilotar o novo vetor da Aeronáutica. A primeira fase do curso, chamada de Conversion Training, é realizada em Linköping e tem como foco ajustes dos equipamentos de voo do piloto e exercícios de exigência física extrema.

Em 2020, o Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, piloto de provas da FAB, foi o primeiro a receber o treinamento do Gripen C/D e o de conversão para o Gripen E. A capacitação começou em agosto do ano passado, e o treinamento prático com o caça seguirá, ao menos, até o fim do primeiro semestre de 2021.

Antes de subir no cockpit da aeronave, o piloto passou por uma série de exercícios teóricos e recebeu preparação do equipamento necessário. Para se ter uma ideia, o primeiro dia do curso foi dedicado a ajustes no equipamento pessoal, como no macacão de voo, no equipamento anti-G, nas botas, na máscara de oxigênio e no capacete. Foi um processo meticuloso para garantir que tudo se encaixasse perfeitamente no piloto.

No dia seguinte, o cenário da preparação foi o Centro Fisiológico de Voo da Qinetics, localizado em Malmslätt, Linköping. Lá, ele passou por treinamento na centrífuga 9G, um dos requisitos fundamentais para a pilotagem do Gripen. Antes da prática, o Capitão Johan Ekblad ensinou ao aviador como respirar e se preparar para suportar as enormes forças que colocariam seu corpo e mente em teste.

Após a aula teórica, o Major Abdon foi direcionado à centrífuga, acompanhado por especialistas e um médico. Nela, as forças G foram aumentadas aos poucos para que ele praticasse suas novas habilidades. Quando atingiu 8G, o Major optou por aguentar até 30 segundos – um longo tempo para esse tipo de força -, e após alguns minutos de descanso, retomou para a última sessão, a de 9G. Nessa etapa ele permaneceu por 15 segundos, sem qualquer problema, sendo aprovado ao final do período – e aliviado por ter vivenciado esse teste.

“Foi a primeira vez que eu fiz esse tipo de treinamento. Foi muito importante porque aprendi e apliquei técnica correta para a manutenção dos 9Gs. Eu tenho certeza que isso será necessário durante a operação da aeronave”, disse o aviador.

O Major recebeu ainda uma instrução sobre os procedimentos de aterragem após uma ejeção. “Pude relembrar alguns procedimentos e aprender outros utilizados aqui na Suécia no caso de uma ejeção para um pouso seguro”, afirmou o piloto.

O segundo dia de curso foi concluído com um treinamento teórico e prático de sobrevivência no mar. Houve um simulado dentro de uma piscina, com ondas, tempestade e tempo noturno. Ele recebeu orientações diversas sobre todos os procedimentos necessários caso ocorra uma aterragem dentro da água.

O treinamento sobre hipóxia, ou seja, a falta de oxigênio, ocorreu no terceiro dia, com uma aula teórica de preparação para que o piloto pudesse aprender como seu corpo é afetado pela falta de oxigênio.

“A redução do oxigênio para o cérebro resulta em perda da realidade e deterioração da capacidade mental. Algumas tarefas muito fáceis devem ser realizadas durante um fornecimento decrescente de oxigênio. As tarefas tornam-se cada vez mais difíceis de executar. Neste exercício o objetivo foi aprender sobre você e os sinais que seu corpo pode dar em caso de falta de oxigênio para que se tome as medidas necessárias a tempo”, explicou.

Após os três dias de intenso treinamento, o Major Abdon foi aprovado. “Todos os instrutores me receberam muito bem e transmitiram muito conhecimento sobre como operar a aeronave no dia a dia. A experiência é extremamente valiosa para mim como piloto e representante da Força Aérea Brasileira”, afirmou. Confira como foi na prática o período inicial de treinamentos do Major Abdon.

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