Em ação promovida pelo Exército Brasileiro, no dia 29 de março, dez cadetes da Academia Militar de West Point participaram de uma atividade de intercâmbio virtual com dois cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Na oportunidade, os cadetes norte-americanos, alunos do Curso de Assuntos Militares em Língua Portuguesa, entrevistaram, em português, o Cadete João Pedro, do 4º ano do curso de Cavalaria, e a Cadete Bionde, do 3º ano do curso de Intendência. A entrevista abordou as tradições da Academia Militar das Agulhas Negras e a rotina de um cadete da instituição.
No Curso de Assuntos Militares em Língua Portuguesa, os cadetes dos Estados Unidos são apresentados a temas diversos sobre a estrutura do Exército Brasileiro, sua história, missão constitucional e participação na vida nacional e em missões internacionais, além de temas ligados à condução de operações táticas. Conduzido pela Assessoria Militar Brasileira com a Academia Militar de West Point, o curso é todo ministrado no idioma português.
A Academia Militar de West Point é a academia militar que forma oficiais combatentes para o Exército dos Estados Unidos, situada no estado de Nova Iorque.
Brasil e Paraguai
No dia 18 de março, delegações de militares dos Exércitos Brasileiro e Paraguaio encontraram-se na cidade de Foz do Iguaçu (PR) para a realização da primeira Reunião de Coordenação do Exercício Combinado Paraná III.
O encontro foi promovido pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) e teve por objetivo realizar o planejamento combinado de um exercício militar entre os exércitos dos dois países, além de promover a troca de experiências e conhecimentos na área de defesa.
O Comandante da 3ª Divisão de Infantaria Paraguaia, General de Brigada Juan Ramon Mendoza Otaño, bem como sua comitiva foram recebidos na Ponte Internacional da Amizade, que liga os dois países. Posteriormente, as delegações seguiram para o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, organização militar que sediou o encontro.
O Comandante da 15ª Bda Inf Mec, General de Brigada Cláudio Henrique da Silva Plácido, realizou a abertura do evento com uma apresentação institucional sobre o Exército Brasileiro e sobre as atividades da brigada e, logo em seguida, passou a palavra ao seu oficial de operações, que apresentou a proposta de funcionamento do adestramento combinado entre os dois exércitos. As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança