A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) conduziu a “Operação Ágata”, em coordenação com a Polícia Federal (PF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no dia 12 de março, entre as Ilhas Cagarras e a praia de Grumari, no litoral do Rio de Janeiro (RJ).
A Operação Ágata foi apoiada pelo Navio-Patrulha “Gurupá” e pelo Aviso de Patrulha “Albacora”, ambos subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, com o objetivo de fiscalizar as atividades pesqueiras no Monumento Natural das Ilhas Cagarras, o descarte de lixo e esgoto no mar, as embarcações que trafegam na região e os seus documentos.
Também foram conduzidas, na Operação Ágata, ações de orientação sobre uso de equipamentos de segurança e normas de comportamento nas embarcações, de modo a incrementar a mentalidade marítima dos navegantes que estavam na área, além de contribuir para a salvaguarda da vida humana no mar, a segurança da navegação, coibição de atos ilícitos e a prevenção à poluição hídrica proveniente de embarcações.
As ações da Operação Ágata foram conduzidas em estrita observância dos protocolos sanitários vigentes sobre o enfrentamento à Covid-19. As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança