No período de 8 de fevereiro a 5 de março, o 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC) do Exército realizou a Certificação de Pelotão de Carros de Combate. Foram verificadas duas frações do Regimento.
A certificação tem por objetivo avaliar o grau de conhecimento e adestramento de um pelotão em três etapas. Na 1ª Fase, denominada “N1” (1ª semana), as guarnições do pelotão receberam instruções do carro de combate no próprio Esquadrão. A seguir, na “N2” (2ª semana), a Seção de Instrução de Blindados (SIB) realizou avaliações que mensuraram, através de nota individual e coletiva, o grau de adestramento da guarnição de Carro de Combate.
Por fim, na “N3” (3ª semana), no Centro de Instrução de Blindados, o pelotão executou exercícios de simulação nos Treinadores Sintéticos de Blindados (TSB). Encerrando o ciclo de adestramento, o pelotão realizou, no polígono de tiro do Campo de Instrução Barão de São Borja, o tiro real com o canhão 105 mm da viatura blindada Leopard 1A5 BR.
Logística
No dia 1° de fevereiro, a Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) iniciou a primeira turma de qualificação em Material Bélico/Manutenção de Viatura Blindada do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS). Compõem o grupo de alunos 34 homens e quatro mulheres.
Com duração de dois anos, o curso soma 2.400 horas de aula e oferta disciplinas como motores, eletricidade, chassi, técnicas de inspeção de oficina e manobra de força específicas para viaturas blindadas (M113, Urutu, Cascavel e Guarani).
Além da qualificação militar em manutenção de viatura blindada, a Escola também oferta mais oito qualificações: manutenção de armamento, manutenção de viatura auto, mecânico operador, intendência, manutenção de comunicações, topografia, saúde e música.
Por meio da Portaria 182 de 21 de agosto de 2018 do Estado-Maior do Exército (EME), foi criado o curso de Material Bélico/Manutenção de Viatura Blindada para sargentos. O objetivo da iniciativa foi atender às crescentes demandas de manutenção dos blindados no Exército.
Manutenção
Em 2020, com o embarque das últimas 4 Viaturas Blindadas para Transporte de Pessoal (VBTP) M113 BR para o 7º Batalhão de Infantaria Blindado, encerrou-se um ciclo dentro do Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5). Iniciado em julho de 2010, com a primeira reunião de coordenação, o Projeto de Modernização da VBTP M113 BR tornou-se um benchmarking dentro do Exército Brasileiro, tendo sido modernizadas 386 viaturas.
O projeto compreendeu ações coordenadas pelos seguintes órgãos e estruturas do Exército: Gabinete do Comandante do Exército, por meio da Comissão do Exército Brasileiro em Washington, Estado-Maior do Exército, Comando Logístico, Departamento-Geral do Pessoal, Departamento de Ciência e Tecnologia, Departamento de Educação e Cultura do Exército, por meio do Centro de Instrução de Blindados, Comando de Operações Terrestres, Comando Militar do Sul e Comando Militar do Oeste, com a gerência da 5ª RM e supervisão e execução pelo Pq R Mnt/5.
Assim, foram atingidos os objetivos previstos no início do projeto:
– Tornar operativas as subunidades de fuzileiros blindadas das Grandes Unidades blindadas e mecanizadas;
– Manter um elevado índice de disponibilidade das viaturas;
– Reduzir o custo e o tempo das manutenções preventiva e corretiva; e
– Estender o ciclo de vida das VBTP M113 BR por, pelo menos, 20 anos.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança