O Comando de Operações Navais (ComOpNav) recebeu, em 4 de março, a visita de uma comitiva de autoridades britânicas no Brasil. Na ocasião, o Embaixador do Reino Unido, Peter Wilson, o Adido de Defesa, Capitão da Real Marinha britânica Mark Albon, e o Cônsul Geral Britânico do Rio de Janeiro, Simon Wood, foram recebidos pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva.
A reunião ocorreu com o intuito de aproximar as relações entre os dois países e discutir assuntos de interesse comuns, dentre os quais destacam-se: intercâmbios de pessoal com ênfase no enfrentamento, interoperabilidade no Golfo da Guiné e troca de informações sobre segurança marítima.
Submarinistas
O Submarino “Tupi” recebeu, em caráter de destaque, a Capitão-Tenente Taylor Butler, submarinista da Marinha dos Estados Unidos da América, que acompanha operações no mar, de 1ª a 5 de março.
O evento faz parte do Plano de Engajamento entre as Forças de Submarinos dos dois países, objetivando o incremento na interoperabilidade com aquela Marinha, com a qual a Marinha do Brasil mantém laços operacionais de longa data.
São Tomé e Príncipe
A Missão de Assessoria Naval do Brasil em São Tomé e Príncipe (MANBrSTP) realizou, em 3 de março, a doação de equipamentos operativos, munições de festim e utensílios de rancho e alojamento para pronto emprego da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe (GCSTP).
A doação é fruto do acordo de cooperação no domínio da Defesa ratificado entre os dois países irmãos e membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o que vem contribuindo para o fortalecimento da GCSTP. Na ocasião, o Chefe do Comando e Operações Navais da Guarda Costeira Primeiro-Tenente Hamilton de Sousa, reforçou a importância dessa parceria e segundo ele, a doação chega em um momento em que as ações de pirataria no Golfo da Guiné vêm aumentando dentro da Zona Econômica Exclusiva santomense e o material recebido contribuirá ão só para elevar o nível de aprestamento e segurança das Equipes de Abordagem da GCSTP no combate à pirataria nas águas jurisdicionais santomenses, mas também das condições de habitabilidade/conforto da caserna.
Ainda no dia 3, foi inaugurada a Sala da Missão de Assessoria Naval do Brasil em São Tomé e Príncipe nas dependências da Guarda Costeira pelo Ministro da Defesa e Ordem Interna de STP, Oscar Aguiar Sacramento e Sousa, e o Embaixador do Brasil em STP, Vilmar Rogeiro Coutinho Júnior. O ato representa a inserção dos militares brasileiros na rotina operativa/administrativa da Unidade, contribuindo para o fortalecimento dos laços que unem as duas Marinhas. As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança