No dia 15 de fevereiro, o 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC) retomou os trabalhos de ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Regional de Dourados. A obra, que faz parte da Operação Dourados, havia sido interrompida devido às chuvas na região. Com o prosseguimento dos trabalhos, o Batalhão retomou a terraplanagem do acesso à seção contraincêndio.
Contando com o apoio da Faculdade de Engenharia Civil do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), o Batalhão iniciou, ainda, os ensaios técnicos para determinar o traço (composição) do asfalto de melhor desempenho possível a ser utilizado na pavimentação.
Drenagem
O 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC) do Exército Brasileiro iniciou, no mês de fevereiro, obras de drenagem na recuperação da rodovia BR-135, localizada na região de Bacabeira, no Maranhão. A ação realizada foi o lançamento do dreno superficial simples, etapa essencial para garantir a boa durabilidade da estrada e prevenir acidentes decorrentes do acúmulo de água na pista.
A recuperação da BR-135 tem como objetivo principal melhorar as condições e aumentar a capacidade de tráfego da rodovia, que é a única via de acesso à capital maranhense. A obra, executada pelo 3º BEC e coordenada pelo 1° Grupamento de Engenharia, proporcionará maior segurança aos usuários e facilitará o escoamento da produção regional.
A iniciativa é fruto do Termo de Execução Descentralizada celebrado entre o Exército Brasileiro e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). Além de colaborar com o desenvolvimento da Região Nordeste e do país, operações como esta permitem o adestramento permanente dos militares de Engenharia.
Capacitação
Na segunda quinzena de janeiro, o 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E) do Exército Brasileiro promoveu um Estágio de Laboratorista de Solo voltado para uma equipe de 13 militares oriundos de Batalhões de Engenharia do Nordeste e atuantes na área de terraplenagem. Os laboratoristas atuam no controle tecnológico de solos e de pavimentação, com a responsabilidade de efetuar coleta, preparo de amostras, cálculo e análises de resultados a fim de atender às especificações exigidas nos projetos de construção.
Com instruções conduzidas pelo servidor civil Edson Meira de Medeiros, do 3º Batalhão de Engenharia de Construção, o estágio contou com aulas teóricas, na sede do Grupamento, e com orientações práticas ocorridas na obra executada pelo Exército Brasileiro em trecho da BR-230 no município de Cabedelo (PB). Foram abordados assuntos como prospecções de solos e de amostras, separação de solos para oficinas de compactação, ensaios de solos e limite de liquidez.
Ação no Acre
O 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º BEC) transportou, ao longo do mês de janeiro, 1000 toneladas de brita, além de diversos equipamentos e viaturas, de Rondônia até o Acre, para apoiar a reforma e ampliação do Aeródromo de Santa Rosa do Purus (AC). A atuação da Engenharia do Exército foi de grande valia na operação.
Na primeira etapa da ação, chamada Operação Alto Purus, foram 472 km desde Vista Alegre do Abunã (RO), onde fica a pedreira, até a cidade de Manoel Urbano (AC), onde está o ponto de apoio da operação. A partir desse ponto, o transporte deixou de ser terrestre e os insumos foram embarcados em balsas e navegaram o Rio Purus até o destino, Santa Rosa do Purus. Foram necessárias cinco balsas para transportar o material por sete dias de navegação em ambiente amazônico. Durante o mês de janeiro, cada balsa fez esse deslocamento duas vezes.
A Engenharia do Exército continuará o apoio nos próximos meses, intensificando o transporte para aproveitar o período de cheia do Rio Purus. As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança