O Navio-Patrulha (NPa) “Guaratuba”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, realizou exercício com o Navio da Guarda Costeira dos Estados Unidos da América (USCGC) “Stone” no litoral do estado da Bahia, área sob jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval, em 9 de fevereiro.
Na ocasião, foi realizado exercício de Leap Frog, que consiste em uma aproximação lateral entre os dois navios a uma distância de segurança. Além disso, executaram procedimentos de Ação de Visita e Inspeção (AVI), em que o NPa “Guaratuba” simulou ser uma embarcação realizando pesca ilegal e o USCGC “Stone” atuou como navio de abordagem.
A operação conjunta contribuiu para elevar o nível de adestramento e promover o intercâmbio entre as tripulações, bem como incrementar a interoperabilidade entre os navios da Marinha do Brasil e da Guarda Costeira dos EUA. A comissão proporcionou a familiarização e a troca de experiências e conhecimentos sobre os procedimentos adotados em ambas as Forças.
Guaíba
O Navio-Patrulha (NPa) “Guaíba”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizou, no dia 14 de janeiro, a Comissão “Passex” com o USCG “Stone”, da Guarda-Costeira dos Estados Unidos, na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN).
Na ocasião, foram realizados exercícios e demonstrações que contribuíram para o aperfeiçoamento do treinamento das tripulações e da interoperabilidade entre os navios, proporcionando a mútua troca de conhecimentos e experiências.
Durante a comissão, o NPa “Guaíba” efetuou o guarnecimento e embarque na lancha do Grupo de Visita e Inspeção (GVI), empregado durante abordagem a embarcações suspeitas.
Por sua vez, o navio da Guarda Costeira norte-americana realizou o lançamento de duas lanchas para demonstração do método go fast de perseguição, seguido da simulação de abordagem a uma embarcação suspeita de tráfico de drogas.
Na sequência, o USCG “Stone” realizou exercícios de Busca e Salvamento, com simulações de pedido de resgate e socorro a uma embarcação sinistrada e salvamento de náufrago por mergulhadores lançados pela aeronave orgânica do navio. As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança