A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) participou, no período de 3 a 9 de fevereiro, da 53ª Sessão do Conselho Executivo da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (UNESCO/COI) – Intergovernmental Oceanographic Commission (IOC).
Prevista para acontecer em 2020 e adiada devido à pandemia, a 53ª Sessão do Conselho Executivo foi realizada por videoconferência e contou com a participação de mais de 250 inscritos/dia. Além da DHN, o Brasil foi representado por uma delegação composta pelo Ministério das Relações Exteriores, por intermédio da sua Divisão do Mar, da Antártida e do Espaço, e pela Delegação Permanente do Brasil junto à UNESCO, em Paris; pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; e pelo Centro de Hidrografia da Marinha.
O tema central da 53ª Sessão foi a “Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”, proclamada pela Assembleia Geral da ONU, em 2017, para ser implementada no decênio 2021-2030, representando uma oportunidade de aproveitamento dos avanços interdisciplinares das ciências do mar, a fim de permitir a melhor compreensão sobre o sistema oceânico e de garantir o fornecimento de informações para obter cenários e caminhos voltados ao desenvolvimento sustentável.
O Brasil, por seu posicionamento geográfico e respectiva liderança no Atlântico Sul, procura sempre participar deste evento, devido à importância de suas atividades para os diversos setores nacionais relacionados ao mar, à prestação de serviços, produção de informações e normatização, contribuindo para o desenvolvimento nacional e mentalidade marítima do povo brasileiro. As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança