A Marinha aprovou, por meio de portaria assinada pelo Comandante do 4º Distrito Naval, no dia 9 de fevereiro, o plano de execução da atividade de assistência e salvamento do Navio “MV Haidar”, naufragado no dia 6 de outubro de 2015, no Porto da Vila do Conde, em Barcarena (PA), onde encontra-se submerso e encalhado.
Após análise minuciosa do plano de execução proposto pela empresa Superpesa Cia de Transportes Especiais e Intermodais, vencedora de licitação pública coordenada pelo Ministério da Infraestrutura, a Marinha concedeu autorização para que a empresa conduza as ações de verticalização, reflutuação e varação do Navio.
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental controlará toda a realização do trabalho, avaliando e fiscalizando frequentemente a execução dos eventos planejados; a necessidade de alterações no cronograma de eventos; possíveis imprevistos, acidentes, incidentes, interrupção das atividades; e outros aspectos relevantes.
As ações desenvolvidas contam com participação da Companhia Docas do Pará, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade no Pará, da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Superintendência Regional do DNIT no Estado do Pará e da empresa CHD. As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança