O Navio-Patrulha (NPa) “Grajaú”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), realizou, de 18 a 20 de janeiro, ações de Patrulha Naval, Inspeção Naval e de conscientização sobre o novo coronavírus no litoral do Ceará.
As ações foram realizadas em apoio ao Serviço de Segurança do Tráfego Aquaviário (SSTA) da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), por ocasião da Operação “Verão 2020/2021” – Todos por uma Navegação Segura.
Durante o período, o Navio-Patrulha “Grajaú” também realizou ação de presença na Bacia Petrolífera do Ceará, nas proximidades dos municípios de Trairi e Paracuru (CE).
Em proveito da fiscalização do tráfego aquaviário, o navio realizou ações de conscientização sobre o novo coronavírus para a comunidade marítima, doando kits com máscaras de proteção respiratória, lenços e álcool em gel, e utilizou a comunicação via rádio para divulgar informações sobre medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19.
Rio Grande do Norte
A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) intensificou as ações de Inspeção Naval nos principais pontos de travessia do estado, como parte da fase “Travessia Segura” da Operação “Verão 2020-2021” – Todos por uma Navegação Segura. No dia 22 de janeiro, as equipes de Inspeção Naval da CPRN estiveram presentes na localidade de Barra do Rio, no município de Extremoz (RN), onde é realizada travessia de passageiros e veículos com balsas não motorizadas na foz do Rio Ceará-Mirim, ocasião em que foram inspecionadas 33 embarcações.
A “Travessia Segura”, que ocorre até 29 de janeiro, tem como foco a fiscalização nas embarcações que realizam transporte de passageiros, veículos e turismo náutico.
Além da fiscalização do tráfego aquaviário, os militares orientaram os tripulantes das embarcações e integrantes da comunidade marítima sobre as normas de segurança da navegação e ações de prevenção ao novo coronavírus. As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança.