O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou, no dia 20 de janeiro, a desinfecção da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportou pacientes com Covid-19 de Manaus (AM) para Natal (RN).
Os pacientes desembarcaram durante a noite na Base Aérea de Natal (RN) e foram transferidos em ambulâncias para hospitais da capital potiguar. Na madrugada do dia 18 de janeiro, outros pacientes oriundos da capital amazonense já haviam sido transportados em aeronaves da FAB para Natal e João Pessoa (PB).
O trabalho de desinfecção foi realizado após o desembarque dos pacientes, facilitando a condução da ação e o retorno da aeronave de forma segura. Na ocasião, além da desinfecção da aeronave, os militares e enfermeiros embarcados também passaram por processo de descontaminação.
Como ação de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, foram empregados militares habilitados em estágios de capacitação ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 3º Distrito Naval para a descontaminação de ambientes, material e pessoal.
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto por militares da Marinha, do Exército e da FAB, é um dos dez Comandos Conjuntos ativados, em março, pelo Ministério da Defesa, no âmbito da Operação “Covid-19”, no combate aos impactos do novo coronavírus no Brasil. Veja mais notícias de nossas Forças Armadas e de Segurança: