O Comando de Operações Especiais (COpEsp) do Exército Brasileiro, por meio da Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), realizou, no dia 18 de janeiro, a desinfecção das aeronaves da Força Aérea Brasileira que transportaram 32 pacientes de Manaus com destino a Goiânia (GO).
Os militares da Companhia DQBRN executaram os procedimentos para a desinfecção no ambiente interno das aeronaves utilizando uma solução à base de água sanitária, álcool e descontaminante BX29. A ação foi realizada em apoio ao sistema de saúde do Estado do Amazonas. Na chegada a Goiânia, os pacientes foram recebidos com salva de palmas ao tocar o solo.
A iniciativa foi realizada de maneira integrada com a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás e órgãos de Segurança Pública de Goiás, como o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar. Contou, ainda, com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Goiânia.
Essa não é a primeira vez em que a Companhia DQBRN é empregada no combate à Covid-19. Os militares também atuaram na desinfecção da aeronave da Operação Regresso à Pátria Amada, que pousou na Base Aérea de Anápolis com os 34 civis repatriados de Wuhan, na China, e também agiram na desinfecção da Estação Central do Metrô, em Brasília. As informações são do Exército Brasileiro.