M
Logo Portal da BIDS

© 2025 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira, 24 de abril, o Fórum Atech de Inovação 2025, em São Paulo. O evento se propôs a debater como a Atech vem trabalhando a inovação e a importância das parcerias para criar um ecossistema de negócios competitivo...

IACIT firma parceria com Meteomatcs e entra no mercado de Meteodrones

A IACIT, empresa líder em inovação, firmou uma parceria com a empresa Suíça Meteomatics, especializada em soluções meteorológicas avançadas. O acordo prevê a distribuição no Brasil do Meteodrone, um drone desenvolvido para medições atmosféricas em alta precisão,...

Atech apresenta tecnologia de ponta no Drone Policial

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa nos dias 18, 19 e 20 de março, do III Drone Policial - Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante o evento, que reúne agentes das Forças de Segurança Pública...

Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional é lançada na Alesp

Evento reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança e seu impacto na economia A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde de segunda-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa...

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília para reforçar segurança cibernética dos setores público e privado

Identificar vulnerabilidades de rede e simular cenários de risco estão entre as principais competências do centro de operações A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, concluiu a reestruturação do seu Centro de...

Marinha atua no combate a crimes transfronteiriços e ambientais no Acre

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” realizou operações interagências ao longo do Rio Juruá, na fronteira noroeste do País A Marinha do Brasil (MB) incrementou a presença do Poder Naval na fronteira noroeste do País, mais especificamente no Rio Juruá, no estado do Acre. Por...

Curso de Engenharia da AMAN capacita cadetes em atividades de mergulho

Os discípulos de Vilagran Cabrita cumprem uma carga horária de 50 horas de instruções teóricas e práticas, abordando o uso de equipamentos autônomos, física e fisiologia do mergulho, doenças hiperbáricas e procedimentos de busca e recuperação subaquática. A equipe da...

ABIMDE participa de reunião sobre o Termo de Licitação Especial

O encontro reuniu a ABIMDE, o DEPROD e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos A ABIMDE segue comprometida em fortalecer o diálogo entre indústria, governo, Forças Armadas e instituições de pesquisa, buscando soluções que impulsionem a inovação, o...

Taurus expõe produtos na feira IWA Outdoor Classics 2025, na Alemanha

A Taurus, multinacional brasileira e maior vendedora de armas leves do mundo, esteve presente na IWA Outdoor Classics 2025, maior feira na Europa voltada aos mercados de caça, tiro esportivo, equipamentos para atividades ao ar livre e segurança. O evento aconteceu de...

Fuzileiros Navais celebram 217 anos de história e de prontidão operativa

Viatura lançadora do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP) foi uma das sensações do evento na Fortaleza de São José O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) celebrou, na sexta-feira (7), 217 anos de história e de prontidão operativa, em evento realizado na Fortaleza de São...

O último curso de Comunicação Data Link entre Controlador de Tráfego Aéreo (ATCO) e Piloto – CPDLC (ATM 042), realizado pelo Grupo de Trabalho do Projeto LANDELL, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), São José dos Campos-SP, aconteceu no período de 30 de novembro a 11 de dezembro.

Durante esses 12 dias, 13 ATCO foram capacitados na ferramenta CPDLC Continental com ensinamentos teóricos e práticos, nas salas de aula do ICEA e na Seção de Simulação de Vigilância ATS (Labsim).

A turma foi composta por militares dos Centros de Controle de Área (ACC), sendo cinco de Recife (ACC-RE), seis do Amazônico (ACC-AZ), um de Brasília (ACC-BR) e mais um do próprio ICEA.

O Curso ATM 042 apresentou aos alunos os recursos de automação e operação Data Link aplicados ao controle de tráfego aéreo, assim como os procedimentos de uso da ferramenta e, por meio da operação do simulador, facilitou o contato com os procedimentos de troca de mensagens CPDLC entre pilotos e controladores.

“Um dos objetivos do curso é, também, a valorização dessa ferramenta. Perceber essa aceitação pelo controlador é muito gratificante. Sabemos que esse mecanismo trará muitos benefícios para o dia a dia do trabalho do ATCO”, constatou o Suboficial R1 BCT Carlos José de Farias Júnior, coordenador e instrutor pleno do Curso ATM 042.

Durante a formação das turmas, alguns alunos que se destacaram, sendo convidados para atuar como instrutores. Esse foi o caso da 2º Sargento Jessica Dore Souza Melo, controladora no ACC-RE, aluna da 6ª turma de 2020, que nessa edição atuou como instrutora.

“Como aluna, fui surpreendida e fiquei encantada ao perceber como a ferramenta agrega o nosso trabalho. Aprendi com os instrutores mais antigos, apliquei esse conhecimento no trabalho e, agora, estou aqui como instrutora para repassar essas informações. É uma experiência espetacular de reaprendizagem, algo muito especial”, descreveu a sargento Jessica Dore.

Dos benefícios do uso da ferramenta, a militar disse que auxiliará muito no CPDLC Continental, pois diminuirá a possibilidade de erros. “Vamos ter uma capacidade maior de controle de tráfego aéreo, de forma mais segura e intuitiva. Essa metodologia rápida de troca de mensagens se torna mais funcional do que o VHF, já que conseguimos nos comunicar com várias aeronaves ao mesmo tempo e de maneira eficiente” – avaliou.

Durante as aulas práticas, os controladores tiveram acesso ao Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO), já modernizado com a ferramenta CPDLC, onde foi possível verificar a definição das mensagens (uplink e downlink) trocadas entre controlador de tráfego aéreo e piloto, além de acompanhar o histórico de troca de mensagens com as aeronaves, entre outras ferramentas que o novo sistema permite.

“Quando você ouve falar na ferramenta acredita que ela tonará mais lenta a comunicação, mas isso não é verdade. O ATCO e o piloto não terão que escrever, pois as mensagens já estarão prontas e, conforme você recebe uma mensagem, o próprio sistema já mostra as possíveis respostas”, explicou o Suboficial Farias Junior.

“Da forma como foi aplicada no SAGITARIO, a ferramenta ficou visualmente fácil de ser entendida. Hoje em dia, ficou ainda mais acessível, mesmo porque estamos na era da tecnologia”, falou a Sargento Jessica Dore.

A primeira colocada da turma é uma ATCO que chegou em junho da Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR) e está estagiando no ACC-AZ. A Sargento BCT Patrielle Karine Alves Martins comentou seu fascínio: “Quando você usa, se apaixona. Às vezes, no controle, diversas aeronaves chamam juntas e há muitos conflitos que você precisa resolver. Essa ferramenta nos auxilia a resolver os pequenos problemas e focar nos maiores, otimizando o nosso tempo. Conseguiremos ter mais aeronaves sob o nosso controle. Vai melhorar tanto para nós, ATCO, quanto para a tripulação. Acho que é uma grande inovação”, declarou.

Sobre a sua colocação na turma comentou: “Achei uma oportunidade incrível, pois acabei de chegar da EEAR e já tive a oportunidade de fazer o curso. Foi surpreendente ser a primeira colocada, só me dediquei, apliquei o conteúdo e acho que deu certo”.

O curso ATM 042 foi elaborado por meio das recomendações e boas práticas do DOC 100-37 GOLD (do inglês, Global Operational Data Link  Manual), da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional). Foram, ao total, 22 turmas, nos anos de 2019 e 2020, atendendo a 189 alunos do ACC-RE e 130 do ACC-AZ. Durante esse período, foram formados 43 instrutores.

Gerente do projeto, o Capitão Especialista em Comunicações Marcelo Mello Fagundes, do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), se pronunciou sobre mais essa entrega do Projeto LANDELL, quando a etapa 1 de sua estratégia de capacitação obteve êxito com o encerramento da última turma do ATM042 – CPDLC. “Essa conquista torna-se especialmente importante face ao ineditismo do curso, de seu conteúdo programático para o pleno entendimento da aplicação data link, do emprego de um simulador de pilotagem e controle de tráfego aéreo por meio de data link que foi desenvolvido no âmbito do projeto e aos desafios e replanejamentos impostos pelo cenário da COVID-19”, disse o Capitão Fagundes.

O trabalho do GT

Mesmo diante da complexidade apresentada, o Grupo de Trabalho do Projeto LANDELL conseguiu manter o cronograma global do projeto inalterado. “Isso é fruto de um planejamento bem estruturado e um trabalho exemplar e integrado das Unidades militares envolvidas e seus respectivos membros do GT CPDLC. Uma referência de dedicação, comprometimento e sinergia”, elogiou o Capitão Fagundes.

A próxima etapa da estratégia é o treinamento dos ATCO agindo em cenário operacional, o que deve ocorrer no início de 2021.

Projeto LANDELL

A comunicação entre pilotos e controladores de tráfego aéreo por enlace de dados (CPDLC) vem sendo utilizada no Brasil desde 2009 no Centro de Controle de Área Atlântico (ACC-AO), sob jurisdição do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III).

Vários foram os benefícios visualizados com a utilização da ferramenta no ACC-AO. Podemos citar máximas agilidade e eficiência no controle de tráfego aéreo, maior segurança aos voos e melhor aproveitamento do espaço aéreo. Pensando em melhoria não só para o espaço aéreo, mas também para o trabalho do controlador de tráfego aéreo, foi assim que surgiu o Projeto LANDELL. Em junho de 2021 será finalizada a implementação do conceito no Espaço Aéreo Brasileiro Continental.

“Estou no ACC-AO desde 2009 e, desde então, acompanhei o processo de implementação da CPDLC aqui. Toda a construção da ferramenta atrelada às necessidades reais do dia a dia do ACC Atlântico. Tudo foi pensando em sanar os problemas de comunicação específicos desse Centro, que utilizava somente a comunicação de voz, na frequência HF, bastante problemática.  Percebemos, então, com uma visão mais profunda, a necessidade e a importância da CPDLC” – afirmou o instrutor pleno do Curso ATM 042, o 1º Sargento BCT Rafael Nascimento da Silva.

Com os estudos e aperfeiçoamentos sobre a ferramenta foi percebida a necessidade dentro do continente. “Conseguimos também visualizar a facilidade que a ferramenta irá trazer para o continente, tendo em vista que toda e qualquer possível falha na comunicação será reparada com a utilização da CPDLC, capaz de cobrir essa deficiência que porventura possa ocorrer”, finalizou o militar.

O Projeto faz parte do empreendimento “Infraestrutura e Aplicações de Comunicações Ar-Terra e Terra-Terra” inserido no Programa SIRIUS Brasil. A comunicação por enlace de dados no espaço aéreo continental tem por objetivo melhorar o gerenciamento do tráfego aéreo, diminuir a incidência de falhas de entendimento nas comunicações entre controladores e pilotos e o consequente aumento da segurança operacional, proporcionando redução de carga de trabalho do Controlador de Tráfego Aéreo e do piloto.

O Projeto foca a implementação do ACC-RE e de alguns setores pertencentes a Região de Informação de Voo Amazônica (FIR-AZ), no caso, Belém (PA), restando ainda Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

 

Translate»