O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou do lançamento do Cluster Brasileiro de Inteligência Artificial para Navios. A iniciativa reúne representantes do Governo Federal, academia, empresas marítimas e lideranças industriais. A ideia é que uma plataforma sem fins lucrativos promova o intercâmbio de empresas e instituições para o desenvolvimento da Inteligência Artificial no setor marítimo nacional.
Outros objetivos da iniciativa são alavancar projetos e soluções tecnológicas, atrair investimentos, reunir núcleos de pesquisa que já atuam na área e sinalizar ao mercado nacional e internacional que o país aposta na Inteligência Artificial. O cluster também atuará junto ao Poder Legislativo para aprovar mudanças legais que impulsionem o setor.
Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, a Inteligência Artificial está presente no Brasil em diferentes ramos como a agricultura, nanotecnologia, biotecnologia, indústria de transformação e aeronáutica.
Entre as tecnologias possibilitadas pela Inteligência Artificial no setor naval estão navios e submarinos autônomos, que utilizam simuladores de navegação e modelos matemáticos para funcionar.
Excelente iniciativa do MCTI. O ministro Marcos Pontes está fazendo um ótimo trabalho.