A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo gerenciamento das atividades relacionadas com o controle do espaço aéreo, investe constantemente em pesquisas e no desenvolvimento de novas tecnologias para que este serviço possa ser cada vez mais seguro, assertivo e melhor executado.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) concebe, planeja, projeta, executa e fiscaliza a implantação de sistemas, equipamentos e infraestrutura específicos, visando ser reconhecido como referência global em segurança, fluidez e eficiência no controle integrado do espaço aéreo.
Um dos serviços que faz parte desse processo é o aplicativo FPL BR – EFB (Eletronic Flight Bag), que permite ao piloto consultar informações aeronáuticas de forma digital.
O aplicativo possui várias funcionalidades como a consulta de cartas aeronáuticas para voos por instrumentos e voos visuais, cartas de rota, Informação de Publicação Aeronáutica (Suplementos AIP, do inglês, Aeronautical Information Publication), sendo possível, também, criar uma lista personalizada com as funções de bloquear, ampliar e diminuir o zoom da tela. Ele também pode ser utilizado em modo offline, consultando as cartas aeronáuticas em voo.
O aplicativo acaba de ganhar uma versão atualizada e agora, além das funções anteriores, traz uma nova reformulação das telas do aplicativo e funcionalidades que possibilitam a consulta prévia ao voo, informações dinâmicas (NOTAM, do inglês, Notice to Airman), informações temporárias das condições do aeródromo (INFOTEMP), informações básicas de meteorologia de um aeródromo específico (mensagens METAR -METeorological Aerodrome Report e TAF – Terminal Aerodrome Forecast) e horário de nascer e pôr do sol.
O Diretor do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Coronel Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, esclarece que a disponibilidade desse aplicativo permitirá uma melhor familiarização dos usuários com os produtos elaborados pelo Instituto presentes no portal AISWEB (do inglês, Aeronautical Information Service), tendo em vista a possibilidade de utilização por parte da tripulação durante os processos de planejamento e realização do voo, acompanhando a navegação em tempo real e acessando com agilidade as informações ao longo da rota voada.
Segundo a Engenheira Gisele Lima de Oliveira “O aplicativo representa um avanço tecnológico de comunicação intersistemas realizada dinamicamente entre o portal AISWEB e o aplicativo FPL BR – EFB, disponibilizando informações dinâmicas e precisas a cada publicação de novas emendas”.
O DECEA disponibilizou o portal do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) para envio de sugestões para a melhoria e evolução da ferramenta, e que essas sugestões serão implementadas nas versões futuras de acordo com o cronograma de desenvolvimento do aplicativo, para facilitar ainda mais a navegação dos pilotos.
Para o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, “trata-se de um aperfeiçoamento de uma ferramenta extremamente útil e de fácil acesso às tripulações, que contribuirá para a segurança dos serviços de navegação aérea providos pelo DECEA, órgão gestor do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”. A nova versão foi lançada no dia 23 de outubro e está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store.
As informações são da Força Aérea Brasileira