Parceira da Mostra BID BRASIL, FIESC mostra case de sucesso da empresa catarinense que desenvolveu tecidos antivirais para travesseiros
A FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, parceira da 6ª edição da Mostra BID Brasil, promoveu nesta quarta-feira, 14 de outubro, uma webinar dentro da série Desvendando Mercados.
Com o tema “Novos Produtos: Criatividade e Inovação em Tecidos Antivirais”, a FIESC convidou para o evento online executivos da Altenburg, empresa brasileira com 98 anos de história e que é considerada hoje a maior produtora de travesseiros do Brasil.
Na webinar, o diretor de marketing da empresa, Tiago Altenburg, falou como é fundamental apostar em inovações para elevar as vendas, além do investimento adicional em exportação.
“Em meio à pandemia criamos um produto para nos diferenciar e gerar uma demanda adicional. Pensamos em tecidos antivirais e buscamos essa tecnologia junto aos nossos parceiros locais”.
O gerente de suprimentos e importação da Altenburg, Clóvis Renan Stahnke, ressaltou que o travesseiro com tecido antiviral já é um case de sucesso. “O travesseiro conta com um material especial, que ganhou tratamento antiviral para inibir a ação do vírus na superfície do tecido. Inserimos uma formulação química já comprovada que garante a ação antiviral na superfície do produto. O vírus não deixa de existir na pessoa, mas não ele não se propaga mais. Com essa formulação, saímos à frente com um lançamento de grande valor agregado”, disse.
Os produtos antivirais podem, por exemplo, atender os segmento de Defesa e Segurança, às necessidades específicas das Forças Armadas, que podem contar agora com mais proteção nas acomodações de tropas.
Novas estratégias para ampliar mercados também foram expostas pelos participantes no evento virtual. O coordenador de exportação da Altenburg, Vanderlei Jorge Schneider, ressaltou a importância de compreender às necessidades do mercado, conhecendo profundamente seus concorrentes.
“A indústria brasileira tem grande oportunidade lá fora também. É uma questão de entender o potencial e como se posicionar perante os concorrentes, buscando diferenciação na elaboração dos produtos. É mais fácil ingressar no mercado internacional quem oferece novidades. Além disso, o bom planejamento da empresa é fundamental para dar continuidade aos processos de exportação”.
A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, foi a mediadora do encontro virtual. No final, ela enfatizou o quanto às organizações nacionais precisam inserir a exportação dentro do planejamento estratégico. “Essa ação precisa ser uma diretriz de atuação da empresa, de forma permanente, e não algo intempestivo”, pontuou.
A FIESC apoia e estará presente na 6ª Mostra BID Brasil, maior vitrine do setor de Defesa e Segurança. O evento que irá acontecer no período de 17 a 19 de agosto de 2021, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), seguirá os novos protocolos sanitários de segurança criados por causa da pandemia.
Mais informações, veja o site oficial da Mostra: https://mostrabidbrasil.com