M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas

Evento destaca cooperação estratégica e perspectivas de aquisições para a Força Aérea Brasileira A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança participou, no dia 17 de abril, de um evento promovido pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP), em...

Agência Espacial Brasileira recebe homenagem da Câmara dos Deputados pelos 30 anos

Em sessão solene, ministra Luciana Santos destacou importância estratégica do setor espacial para o desenvolvimento e soberania do país O aniversário de 30 anos da Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao MCTI, foi tema de sessão solene na Câmara dos Deputados,...

MDIC reativa Conex de olho no comércio Brasil-África

Retomada do conselho consultivo do setor privado vai permitir o aperfeiçoamento às políticas de comércio exterior O governo federal reativou o Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), com o objetivo de fortalecer as relações...

ITA abre inscrições para Mestrado na área de Propriedade Intelectual e Inovação

Processo seletivo será composto por prova e análise curricular O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulga que estarão abertas, entre os dias 24 de abril e 03 de maio, as inscrições para o Mestrado Profissional oferecido por meio do Programa de Pós-Graduação...

Marinha do Brasil: 50 anos de proteção na Amazônia

Atuação do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte contribui para a segurança das águas na região amazônica Controlar o delta do Rio Amazonas, garantir as linhas de comunicação fluviais da região e prestar apoio aos órgãos de segurança pública na repressão a...

Acordo de cooperação entre Defesa e BNDES pode gerar novas fontes de recursos

O Ministério da Defesa (MD) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de valorizar o patrimônio imobiliário sob administração das Forças Armadas. A iniciativa visa a otimizar a gestão...

A defesa antiaérea brasileira frente às novas ameaças representadas pelos atuais Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotados (SARP)

Por Cap Bruno Trentini Lopes Ribeiro A crescente ameaça nos conflitos atuais proporcionada pelos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotados (SARP), popularmente conhecidos como Drones, voltou os olhos do mundo para a necessidade de desenvolvimento bélico e...

Navio da Marinha parte rumo ao continente africano para contribuir com a segurança marítima na região do Golfo da Guiné

Operações na região beneficiam a estabilidade marítima na África Ocidental e reforçam a cooperação entre o Brasil e outras nações Neste sábado (20), o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa” seguiu para a comissão “OBANGAME EXPRESS 2024/GUINEX IV”, que tem como objetivo...

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Militares da Ativa e da Reserva se reuniram na Base Aérea de Santa Cruz para homenagear os heróis da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial Há exatos 79 anos, no dia 22 de abril de 1945, os valentes Aviadores do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA),...

Comando de Defesa Cibernética e SENAC firmam parceria

O Comando de Defesa Cibernética e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-DF) possuem, desde 2018, um acordo de cooperação com a finalidade de especializar militares das 3 (três) Forças Armadas. Este acordo, renovado no corrente ano, oferece vagas para a...

Exercer a defesa do Brasil é uma das características das Forças Armadas. Para realizar esse trabalho com destreza e excelência, treinamentos são realizados continuamente.

Um deles é o Adestramento Conjunto Específico entre Marinha, Exército e Aeronáutica, que visa a formação operacional de Guia Aéreo Avançado (GAA). A formação ocorre na Ala 5 (Campo Grande, Mato Grosso do Sul), desde o dia 21 de setembro e tem término previsto para o próximo dia 17 de outubro.

A Operação Nuntius é conduzida no contexto desse Adestramento. É um preparo de alto nível direcionado para Forças de Operações Especiais, de modo a padronizar as técnicas, táticas e procedimentos (TTP) e promover a interoperabilidade entre as Forças.

O foco é preparar os militares em guiamento de aeronaves, utilizando-se de comunicação por rádio para que, em solo, militares possam assessorar pilotos para ataque aéreo a instalações de forças inimigas.

Pela especificidade da função, apenas 11 militares participam do treinamento: três da Marinha, quatro do Exército e quatro da Aeronáutica. É uma continuação da preparação de 2018 e 2019.

O Gerente Operacional do Adestramento, Major Igor Duarte Fernandes, explica que o procedimento é feito em três etapas: identificação do alvo – geralmente uma instalação inimiga; obtenção da coordenada – por meio de objetos como telêmetro, óculos de visão noturna e marcador infravermelho; e transmissão de informações para o piloto.

“É um adestramento com alto nível de responsabilidade, pois um erro do piloto pode ocasionar um ataque na tropa amiga”, enfatiza. O curso é realizado em duas etapas: teórica – realizada de forma remota, pelo ensino à distância – e a presencial – voltada à prática.

A primeira iniciou em 20 de julho e foi até 15 de setembro, já a segunda começou em 21 de setembro e terminará em 17 de outubro. Para o exercício, são empregadas 5 aeronaves A-29, da Força Aérea e 2 aeronaves AF-1, da Marinha.

Na parte prática, antes de partir para o trabalho em campo, os militares recebem orientações em sala de aula. O Tenente S., do Comando de Operações Especiais (Copesp) do Exército, é um dos alunos do curso.

Para ele, toda a qualificação anterior do militar, somada à capacitação teórica, o prepara para os desafios que ele pode lidar a campo.

“É um trabalho que exige muita autoconfiança, concentração, empenho e dedicação no que está sendo feito. Temos que ter uma real noção do trabalho para que nada que façamos seja ao acaso” acentua. Ele menciona todo o preparo realizado: estudos da área, dos alvos, das posições amigas, possíveis danos colaterais e consciência situacional.

Cuidados contra a Covid-19

Diante da pandemia do coronavírus no país, o Comando da Ala 5 preocupou-se em organizar o Adestramento com um plano de biossegurança. Esse planejamento envolveu três etapas: planejamento, prevenção e mitigação.

Na primeira, antes mesmo de ingressarem para a capacitação, todos os militares tiveram que apresentar o exame negativo de Covid-19, feito com, pelo menos 48 horas de antecedência. Posteriormente, no meio do exercício, mais um teste foi realizado e, antes de retornarem para suas Organizações Militares, mais uma contraprova.

O uso de máscaras é obrigatório em todas as dependências. Além disso, todos os alunos ficaram alojados no mesmo hotel, com, no máximo, dois por quarto. Todos os dias, um médico afere temperatura e realiza oximetria (saturação de oxigênio no sangue). As salas de aula possuem tapetes sanitizantes na entrada e são higienizadas pelo menos duas vezes por dia.

Para reduzir o contato físico, os alunos realizaram o briefing de forma virtual – no mesmo local, mas em espaços físicos diferentes. Na terceira etapa do plano, foi pensado em um possível contágio: momento de mitigação.

Nesse caso, o indivíduo contaminado seria isolado, bem como aqueles que tiveram contato com ele, com monitoramento médico adequado. Para executar esse plano de biossegurança, foram designados 23 militares.

Fonte: Defesa TV / Fotos: Antonio Oliveira e divulgação FAB

Translate»