A Chefia de Operações Conjuntas (CHOC) do Ministério da Defesa, por intermédio da Subchefia de Operações, promoveu Adestramento Conjunto de Táticas, Técnicas e Procedimentos (TTP) de Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR).
As atividades são ministradas nas instalações da Escola de Instrução Especializada (EsIE) e do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN), localizadas em Realengo, no Rio de Janeiro (RJ).
A 1ª fase foi realizada no período de 28 de setembro a 2 de outubro e teve como foco prioritário o nivelamento doutrinário. A 2ª fase, voltada para o nivelamento técnico, começou na segunda-feira (5) e se estenderá até dia 9 de outubro.
O objetivo da capacitação é nivelar e padronizar as TTP-DBNQR, promover o intercâmbio de experiências no emprego dos equipamentos utilizados em cada Força e propor estratégias para o incremento do preparo e da ação conjunta, com foco na interoperabilidade entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica.
O adestramento conta com a participação de 80 militares das três Forças especializados em DBNQR das seguintes Organizações Militares: 1º Btl DQBRN, Companhia DQBRN, Divisão DQBRN (da EsIE), Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, Instituto de Medicina Aeroespacial, Instituto Militar de Engenharia, Instituto DQBRN e Instituto de Biologia do Exército.
No cronograma, está previsto a realização de dois exercícios de integração: um voltado para as operações terrestres de guerra (Ações contra um Laboratório Clandestino) e outro relacionado às operações terrestres de não guerra (Ações contra um Incidente Químico).
Fonte: Defesa TV