M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

ABIMDE será uma das expositoras na LAAD Security & Defense 2024

A Associação estará localizada no estande de número K10, no Transamerica Expo Center, em São Paulo Na próxima semana, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) será expositora em um importante evento dedicado à segurança, a...

Operação “ADEREX-I/2024” patrulha mais de 300 mil quilômetros quadrados de área marítima

Marinha encerra exercícios militares após 22 dias de operação Após 22 dias de exercícios militares avançados, a Marinha do Brasil (MB) concluiu na segunda-feira (25) a Operação “ADEREX-I/2024”. Durante esse período, a Força contabilizou o patrulhamento de cerca de 300...

Marinha lança Submarino “Tonelero” ao mar, em Itaguaí (RJ)

A Marinha do Brasil (MB) realizou, hoje (27), o batismo e o lançamento ao mar do Submarino “Tonelero”, no Complexo Naval de Itaguaí (RJ). O evento marcou a prontificação do processo construtivo do terceiro Submarino Convencional com Propulsão Diesel-Elétrica (S-BR),...

#SomosABIMDE: Conheça a Saab Brasil

A campanha tem o objetivo de impulsionar a Base Industrial de Defesa e Segurança e divulgar suas capacidades, áreas de atuação, produtos e serviços A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas...

Drone Policial: Atech participa com sucesso de exercício antiterrorismo

A Atech, empresa do Grupo Embraer, demonstrou com sucesso os benefícios da plataforma GDI (Gerenciamento de Incidentes) durante uma simulação de ameaça terrorista em local próximo à área turística de Foz do Iguaçu (PR).  O exercício foi realizado durante o 2º Drone Policial, evento que começou nesta terça (26)  e segue até quinta (28) com participação de policiais de todo o Brasil e do exterior.

LGPD é tema do segundo workshop realizado pela ABIMDE

Evento aconteceu presencialmente na sede da Associação, em São Paulo No dia 20 de março, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) realizou o segundo workshop do ano, programado para o primeiro semestre. Desta vez, o tema foi...

Marinha realiza exercício militar no Porto de Cotegipe, em Salvador

“DEPORTEX” treina defesa de porto estratégico para a exportação de grãos brasileiros A Marinha do Brasil iniciou ontem (25), em Salvador, o Exercício “DEPORTEX LE/2024”, que está sendo realizado nas instalações do Terminal Portuário de Cotegipe (TPC). O exercício, que...

CCOMSEx lança campanha institucional do Exército em solenidade

O Centro de Comunicação Social do Exército lançou a Campanha Anual do Exército Brasileiro durante a solenidade de comemoração dos 43 anos do CCOMSEx. O formato da campanha é inédito e substituiu as tradicionais campanhas dos dias do Exército e do Soldado. O objetivo é...

Macron no Brasil: CNI defenderá avanço no acordo Mercosul e União Europeia

Indústria se reunirá com o presidente francês nesta quarta-feira (27), na Fiesp. Para a CNI, será uma oportunidade de reforçar a urgência do acordo e os benefícios para a relação bilateral Brasil-França A visita do presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil é...

AMAZUL apresenta tecnologias nas áreas nuclear e de submarinos na LAAD 2024

A AMAZUL, empresa de tecnologia, inovação e gestão do conhecimento que atua nas áreas nuclear e de defesa, estará presente na LAAD Security & Defence 2024, que acontece de 2 a 4 de abril, no Transamerica Expo Center em São Paulo.  Na maior feira de segurança e...

Com o tema “Future, NXT: o papel da tecnologia e da inovação para governos, pessoas e organizações”, o 6° e-Fórum Atech promoveu um grande debate por esses agentes sociais entre os dias 29/09 e 1°/10, pela Internet, atraindo mais de mil pessoas de diversas partes do País.

Os desafios urbanos e o papel das tecnologias no futuro das cidades foram a temática do painel da parte da manhã do dia 29, que reuniu o Chefe de Divisão no Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Major Paulo Augusto Aguilar; o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Alberto Alves Marques Filho; e o superintendente de Gestão Ambiental e Territorial da VALEC, Alex Paiva Rampazzo.

Questões como sustentabilidade e meio ambiente, tecnologias em benefício do cidadão, gestão, segurança e mobilidade deram o tom dos debates.

Em continuidade à temática relativa a grandes centros, no painel da tarde o enfoque foi dado à mobilidade urbana e sua reconfiguração com a popularização e as novas demandas relacionadas aos drones, ao aumento do número de táxis aéreos e o futuro do eVTOL, veículo voador elétrico para uso urbano.

O Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA); a Major Daniele Lins, Chefe da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); o Coronel Aviador Chrystian Alex Scherk Ciccacio, chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP); e o CEO da EmbraerX, Daniel Moczydlower, falaram sobre as questões de segurança, operacionalização, adaptabilidade e a vanguarda do Brasil no que diz respeito ao controle do espaço aéreo.

O dia 30 foi reservado para debates sobre a utilização da tecnologia dual, aquela que serve tanto para fins militares como civis. Na parte da manhã, o enfoque foi dado ao impacto das tecnologias nos negócios e nas pessoas.

O diretor presidente da COMPASS, Claudio Caiani Spanó; o CEO da TEMPEST, Cristiano Lincoln Mattos; e o diretor do Centro Inovação da Ernst Young, Denis Balaguer, trataram de aspectos ligados à engenharia de confiabilidade, cultura, cibersegurança, integração, gestão de ativos e o papel dos governos, do setor privado e da universidade.

Na parte da tarde, a abordagem foi direcionada ao uso dual de tecnologias, como inteligência artificial, a robótica, a computação quântica, a evolução dos drones e carros autônomos, e os saltos tecnológicos que vêm sendo observados neste aspecto nos últimos anos.

A transição entre os universos do uso dual e a importância da aplicação dessas tecnologias em benefício de toda a sociedade foram aprofundadas pelo Major Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial; pelo General de Divisão Robson Santana de Carvalho, chefe do Centro Tecnológico do Exército Brasileiro; pelo Contra-Almirante Sérgio Lucas da Silva, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa; pelo Contra-Almirante Álvaro Luís de Souza Alves Pinto, assessor-chefe de CT&I da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha e Superintendente Técnico do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro; e por Rodrigo Persico, vice-presidente de Estratégia de Negócios da Embraer Defesa e Segurança.

Integração foi a palavra-chave dos debates do painel da manhã do dia 1°/10, que abordou o trabalho conjunto e compartilhado entre defesa, governo e indústria e, neste contexto, a eficácia dos sistemas integrados.

Os desafios da integração como sigilo, segurança, segurança cibernética, burocracia, interoperabilidade, qualificação profissional, educacional e empreendedorismo foram tratados pelo Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, secretário-Geral do Ministério da Defesa; pelo General de Divisão Guido Amin Naves, comandante de Defesa Cibernética do Exército; pelo General de Divisão Adalmir Domingos, coordenador Executivo de Conselhos e Departamentos da FIESP; e pelo professor Oswaldo Massambani, titular da USP e Sócio Diretor da OM InovaTech.

O Fórum foi encerrado com um painel sobre o emprego das tecnologias para a sustentabilidade e o papel da indústria nesse contexto.

As necessidades da Indústria 4.0, a transformação que deve vir com a chegada do 5G, o uso cada vez mais inteligente dos dados, a conjunção da indústria e a agricultura, o papel do administrador público e a conscientização de todos os stakeholders deram o tom das visões e experiências do General de Brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, diretor da Diretoria de Material do Exército Brasileiro; de Pedro Mizutani, presidente do Conselho do Centro de Tecnologia Canavieira; de Sóstenes Arruda, diretor Jurídico da Associação Comercial e Industrial de Anápolis; e de Elso Alberti Junior, diretor de Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico de São José dos Campos.

O Fórum Atech é realizado anualmente pela Atech, empresa do Grupo Embraer, com o intuito de fomentar debates estratégicos sobre inovação e tecnologias disruptivas que possam impactar positivamente governos, empresas, sociedade e a vida das pessoas.

Fonte: e-Fórum Atech

 

Translate»