A Itaguaí Construções Navais (ICN) vem dando passos largos na construção dos submarinos da Classe Riachuelo para a Marinha do Brasil. Esta semana, as equipes realizaram o embarque do eixo propulsor, responsável por transformar o torque (força) do motor elétrico em impulso (propulsão) no S42 Tonelero.
A atividade marca um importante avanço operacional na escala construtiva da embarcação. Também aponta a maturidade na transferência de tecnologia absorvida pela ICN, visto que sua fabricação é realizada 100% com mão de obra brasileira, confirmando autonomia à Marinha do Brasil na fabricação dos submarinos da Classe Riachuelo.
O Tonelero é uma das unidades construídas pela ICN dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub). Nas últimas semanas, vários passos importantes foram dados na consolidação do projeto. Também em setembro, as equipes de Montagem, Solda e Tratamento Térmico da ICN realizaram o embarque da Plataforma de Ventilação no submarino. A estrutura foi movida do Estaleiro para a Fábrica e os funcionários realizaram a união das seções 2B e 3, na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), em Itaguaí (RJ).
Outros submarinos
A Itaguaí Construções Navais (ICN) finalizou recentemente o embarque dos 360 elementos de baterias no submarino S41 Humaitá. Em uma delicada e complexa operação, a equipe do Estaleiro de Construção (ESC) concluiu a missão, que exigiu grande concentração e comprometimento na ativação e manuseio dos elementos.
O primeiro passo, foi a energização das baterias nas oficinas de ativação. Em seguida, os elementos foram transportados até o ESC, onde foram içados por uma ponte rolante até o interior da embarcação. Por último, a equipe de elétrica tem a missão de conectar os barramentos nos elementos de baterias para permitir a realização de carga a bordo.
Anteriormente, a ICN realizou os trabalhos de finalização do submarino. A equipe do Estaleiro de Construção realizou a energização das baterias do submarino, permitindo o início dos testes dos sistemas a bordo.
O submarino S40 Riachuelo realizou mais um importante teste de mar na Baía de Itacuruçá (RJ). Trata-se da imersão estática para verificação da estabilidade da embarcação, exercício fundamental para garantir o equilíbrio dos volumes dos pesos a bordo.O S40 Riachuelo é o primeiro submarino construído pela ICN dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub). No mês passado, a Marinha do Brasil realizou a primeira navegação independente (ou seja, sem a necessidade do uso de rebocadores) com a unidade.
O equipamento foi embarcado na 2ª Seção do casco resistente, materializando mais um marco no processo de construção da terceira unidade dos submarinos classe “Riachuelo”. A missão foi cumprida graças à transversalidade das equipes, treinadas para trabalhar em total sinergia entre áreas distintas, como no caso das equipes de produção da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas e o Estaleiro de Construção.
Em outro submarino do Prosub, o S43 Angostura, as equipes da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) realizaram em agosto o embarque do primeiro tubo de lançamento de torpedos no interior do submarino. Ao todo, o Angostura será equipado com 6 tubos, com capacidade de lançar torpedos e mergulhadores. Dois deles irão lançar também mísseis e minas.
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