A Itaguaí Construções Navais (ICN) finalizou, esta semana, o embarque dos 360 elementos de baterias no submarino S41 Humaitá. Em uma delicada e complexa operação, a equipe do Estaleiro de Construção (ESC) concluiu a missão, que exigiu grande concentração e comprometimento na ativação e manuseio dos elementos.
O primeiro passo, foi a energização das baterias nas oficinas de ativação. Em seguida, os elementos foram transportados até o ESC, onde foram içados por uma ponte rolante até o interior da embarcação. Por último, a equipe de elétrica tem a missão de conectar os barramentos nos elementos de baterias para permitir a realização de carga a bordo.
Anteriormente, a ICN realizou os trabalhos de finalização do submarino. A equipe do Estaleiro de Construção realizou a energização das baterias do submarino, permitindo o início dos testes dos sistemas a bordo.
Outras ações
O S41 Humaitá é uma das unidades construídas pela ICN dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub). Nas últimas semanas, vários passos importantes foram dados na consolidação do projeto.
O submarino S40 Riachuelo realizou mais um importante teste de mar na Baía de Itacuruçá (RJ). Trata-se da imersão estática para verificação da estabilidade da embarcação, exercício fundamental para garantir o equilíbrio dos volumes dos pesos a bordo.O S40 Riachuelo é o primeiro submarino construído pela ICN dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub). No mês passado, a Marinha do Brasil realizou a primeira navegação independente (ou seja, sem a necessidade do uso de rebocadores) com a unidade.
Também em setembro, as equipes de Montagem, Solda e Tratamento Térmico da ICN realizaram o embarque da Plataforma de Ventilação no submarino “Tonelero”. A estrutura foi movida do Estaleiro para a Fábrica e os funcionários realizaram a união das seções 2B e 3, na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), em Itaguaí (RJ).
O equipamento foi embarcado na 2ª Seção do casco resistente, materializando mais um marco no processo de construção da terceira unidade dos submarinos classe “Riachuelo”. A missão foi cumprida graças à transversalidade das equipes, treinadas para trabalhar em total sinergia entre áreas distintas, como no caso das equipes de produção da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas e o Estaleiro de Construção.
Em outro submarino do Prosub, o S43 Angostura, as equipes da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) realizaram em agosto o embarque do primeiro tubo de lançamento de torpedos no interior do submarino. Ao todo, o Angostura será equipado com 6 tubos, com capacidade de lançar torpedos e mergulhadores. Dois deles irão lançar também mísseis e minas.