A primeira unidade do caça F-39 Gripen E, produzido pela Saab para a Força Aérea Brasileira (FAB), se encontra no momento no aeroporto de Navegantes (SC). A aeronave vem passando por verificações técnicas antes de alçar voo até a sede da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
Em território paulista, serão realizados novos testes no caça. As atividades acontecerão no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center).
O primeiro Gripen partiu do o porto de Norrköping (Suécia) no dia 29 de agosto, sendo transportado pelo navio Elke, de bandeira de Antígua e Barbuda. A chegada ao Brasil aconteceu no último domingo (22), sendo desembarcado no porto de Navegantes.
O Gripen permaneceu no porto até a última terça-feira (22), quando foi levado por via terrestre do porto para o aeroporto local. O trajeto, de pouco mais de 1,5 quilômetro, foi percorrido em cerca de 30 minutos. A operação contou com forte escolta e acompanhamento técnico.
Testes
A Força Aérea Brasileira já fez os primeiros testes no F-39 Gripen E, no final de agosto. O Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de provas da FAB, realizou o voo na última quinta-feira (20), no aeródromo da empresa, em Linköping (Suécia). Na semana passada, foi divulgado um novo vídeo de treinamentos, agora com o Major Aviador Abdon de Resende Vasconcelos realizando simulação de ejeção na água e testes na centrífuga.
As atividades conjuntas iniciaram em 2014 com a assinatura do contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas embarcados, suporte e equipamentos. As plataformas são desenvolvidas e produzidas com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. Essa integração faz parte da transferência tecnológica e visa a proporcionar o conhecimento necessário para a continuidade das atividades no Brasil.
Confira vídeo com novas imagens da chegada do Gripen ao Brasil, disponibilizadas pela SAAB: