O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi” e os Navios-Patrulha “Bracuí” e “Guanabara” realizaram, na semana passada, exercícios operativos na área marítima compreendida entre a foz dos Rios Amazonas e Pará, a fim de elevar a capacidade operativa dos meios navais que atuam na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval. Na ocasião, o NApOc “Iguatemi” executou, pela primeira vez, de forma simultânea, a atividade de transferência de óleo e de água no mar durante navegação, com o apoio do “Guanabara”, representando um marco para a Marinha na região norte do País.
Durante a comissão, com o intuito de aumentar a capacidade das tripulações e dos meios, foram conduzidos os seguintes exercícios: Tiro de Superfície, Comunicações por holofote e bandeiras, Controle de Avarias, Navegação em baixa visibilidade, Postos de Abandono, Avarias Operacionais, Grupo de Socorro Externo, Leap Frog, Light Line, Patrulha e Inspeção Naval.
Também foram realizadas campanhas de conscientização sobre o combate ao novo coronavírus, durante as abordagens às embarcações regionais que se encontravam na área de operações, bem como de visitas a comunidades ribeirinhas.