Faleceu, na madrugada da última quarta-feira (26), o Tenente Ary de Carvalho Vasconcelos, herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Ele morreu aos 98 anos de causas naturais, em São Gonçalo (RJ).
Nascido em 02 de setembro de 1921, incorporou às fileiras do Exército em 1939, no Regimento Araribóia, em São Gonçalo-RJ. Em 1944 teve início sua trajetória como herói brasileiro na II Guerra Mundial. Ele foi convocado pelo Regimento Sampaio para integrar a tropa que seguiria para a Itália, como Comandante de Pelotão.
Tenente Vasconcelos liderou um grupo de combate do 1° Batalhão deste regimento e participou da campanha brasileira na Itália, com destaque para o ataque vitorioso ao Monte Castello, em 1945. Recebeu por atos de bravura a Cruz de Primeira e Segunda Classe, além da medalha da Guerra e de Campanha.
O sepultamento ocorreu nesta quarta-feira, dia 26 de agosto, às 14h, no cemitério de São Francisco Xavier, em Charitas, Niterói.
Na semana passada, outro herói da FEB faleceu. O Tenente Nelson Moreira Botelho, que também atuou na Campanha da Itália, morreu de causas naturais aos 100 anos.
Tenente Botelho nasceu no dia 20 de março de 1920 e alistou-se às fileiras do Exército aos 23 anos. Com a declaração de Guerra feita pelo Brasil aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), foi convocado a integrar a tropa seguiria para a Europa, para reforçar as tropas aliadas.
Após sua atuação na II Guerra, o Tenente Botelho desempenhou as funções de Presidente da Associação dos ex-combatentes de São Gonçalo, Presidente de Honra da Associação dos Ex-combatentes do Brasil e Tesoureiro da Associação dos Ex-combatentes do Rio de Janeiro.