Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizam estudos para projetar aviões mais silenciosos, tendo como base as asas das corujas. Em parceria com equipes da Universidade de Campinas (Unicamp) e da Universidade Lehigh, dos Estados Unidos, eles estudaram a morfologia das aves para identificar o deixava seu voo sem ruídos.
As pesquisas vão ao encontro das exigências impostas à indústria aeronáutica, de reduzir ao máximo os níveis de ruído de suas aeronaves, minimizando os impactos à população do entorno de aeroportos e terminais.
Ao estudar a aerodinâmica do voo da ave, considerado o mais silencioso, os pesquisadores identificaram características nas asas da coruja que, mimetizadas nas asas de aviões, possibilitam projetar aeronaves mais silenciosas.
Os pesquisadores observaram que as asas das corujas possuem penas aveludadas, com franjas elásticas e porosas tanto na região frontal como na posterior – os bordos de ataque e de fuga –, que quebram as estruturas de turbulência em porções menores, diminuindo o ruído. Além disso, o bordo de fuga é ligeiramente serrilhado, o que também contribui para reduzir o ruído durante o voo.
Com base nessas constatações, os pesquisadores desenvolveram um sistema de asa com enflechamento da região posterior – em que a inclinação é voltada para a parte frontal da aeronave. Essa mudança permitiu reduzir o espalhamento do ruído do motor no bordo de fuga, modificando a difração acústica e diminuindo a geração de ruído.