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NOTÍCIAS

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IACIT firma parceria com Meteomatcs e entra no mercado de Meteodrones

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Atech apresenta tecnologia de ponta no Drone Policial

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Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional é lançada na Alesp

Evento reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança e seu impacto na economia A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde de segunda-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa...

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília para reforçar segurança cibernética dos setores público e privado

Identificar vulnerabilidades de rede e simular cenários de risco estão entre as principais competências do centro de operações A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, concluiu a reestruturação do seu Centro de...

Marinha atua no combate a crimes transfronteiriços e ambientais no Acre

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” realizou operações interagências ao longo do Rio Juruá, na fronteira noroeste do País A Marinha do Brasil (MB) incrementou a presença do Poder Naval na fronteira noroeste do País, mais especificamente no Rio Juruá, no estado do Acre. Por...

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O encontro reuniu a ABIMDE, o DEPROD e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos A ABIMDE segue comprometida em fortalecer o diálogo entre indústria, governo, Forças Armadas e instituições de pesquisa, buscando soluções que impulsionem a inovação, o...

Taurus expõe produtos na feira IWA Outdoor Classics 2025, na Alemanha

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Fuzileiros Navais celebram 217 anos de história e de prontidão operativa

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A Stella Tecnologia, empresa nacional especializada no segmento de drones, desenvolveu o Atobá, veículo remotamente pilotado. Trata-se de um drone estratégico, desenvolvido no Brasil e com tecnologia nacional, que possui 11 metros de envergadura, capacidade de transportar 70 kg de carga e que pode ter várias aplicações duais, tanto para o segmento civil quanto para o militar.

Com esse lançamento, o Brasil entra num seleto grupo de fabricantes de drones de grande porte, como Irã, China, EUA e Emirados Árabes. O veículo está programado para atender os segmentos de Defesa e Segurança nos mercados nacional e internacional.

O voo inaugural do equipamento foi feito no final de julho e cumpriu com todos os requisitos técnicos e de segurança. “Ficamos impressionados com a estabilidade e o comportamento da aeronave durante as simulações de voo. Tínhamos certeza dessa performance, pois são anos trabalhando nesse projeto brasileiro. Estamos orgulhosos”, afirmou um dos fundadores e CEO da Stella Tecnologia, Gilberto Buffara Jr.

O Atobá nasceu como uma alternativa economicamente viável e da necessidade de uma solução nessa área estratégica – VANT MALE (Medium Altitude, LongEndurance), e capitaliza experiência acumulada desde 2004 no desenvolvimento desse tipo de tecnologia pelos integrantes da equipe, entre eles, alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Com alcance de um raio de 250 km e autonomia de 28 horas de voo, o Atobá pode transportar 70 kg de carga. A aeronave tem 11 metros de envergadura e é propelida por um motor a gasolina de 4 tempos, extremamente eficiente com a potência de 60 hp. Para decolar e pousar, necessita apenas de uma pista de 400 metros. Além de fácil transporte, o drone tem um sistema de montagem e desmontagem simplificado.

Extremamente versátil, o Atobá é uma poderosa e eficaz ferramenta para monitoramento de nossa faixa oceânica e fronteiras terrestres, além de poder prestar auxilio na segurança pública e no monitoramento de grandes eventos. “Nós queremos estabelecer parcerias sólidas com as nossas Forças Armadas e de Segurança Pública em projetos de vigilância e proteção das nossas fronteiras e operações de segurança. Acreditamos que temos muito a contribuir com o nosso país”, afirmou o CEO da Stella Tecnologia.

O aparelho é visto como estratégico para as Forças Armadas, já que o processo nacional no desenvolvimento do Atobá apresenta menor custo e ainda pode gerar empregos no país. Além disso, oferece persistência operacional sobre uma determinada área por um longo período de tempo, autonomia de voo, e a capacidade de realizar operações remotas. O Atobá foi desenvolvido para igualar ou superar veículos da mesma classe no mercado internacional.

Pandemia

Mesmo com o cenário econômico afetado pela crise da pandemia da Covid-19, a discussão do uso de drones tem ganhado destaque, e a Stella continuou investindo nessa tecnologia, que pode ser uma alternativa para esse momento que exige o distanciamento social. “Existem várias propostas viáveis de utilização de sistemas não tripulados no mundo. A natureza da mercadoria aeronáutica faz com que produtos específicos sejam utilizados para cada tipo de missão. Nós estamos abertos para estudar aplicações criativas para o emprego do sistema Atobá. Nosso custo de aquisição torna possível o uso do drone em uma ampla gama de aplicações”, declarou Buffara.

Primeiro voo

O primeiro voo do Atobá ocorreu no dia 20 de julho, data do aniversário de Alberto Santos Dumont, pioneiro da aviação brasileira, e foi um sucesso. A estabilidade e a previsibilidade da aeronave aos comandos foram excelentes.

Com relação à certificação do produto, a Stella desenvolve seus sistemas baseado nas normas brasileiras e na Stanag (Standardization Agreement) da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), pertinentes ao desenvolvimento e à implementação de aeronaves não tripuladas.

Histórico

A Stella Tecnologia é uma empresa acreditada pelo Ministério da Defesa como EED (Empresa Estratégica de Defesa) e foi fundada em 2015 por Eudes de Orleans e Bragança e Gilberto Buffara Jr. Eudes foi oficial da MB e submarinista, além de diretor e membro do conselho de diversas empresas no Brasil e no Exterior. Gilberto é fundador de uma empresa pioneira no Brasil na área de VANTs. Firmou o primeiro contrato de venda de VANTs nas Forças Armadas do Brasil e equipou o primeiro pelotão da Marinha. A Stella Tecnologia foi fundada com o intuito de desenvolver tecnologias críticas na área de VANTs e sempre em mercados onde não houvesse similares nacionais.

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