O tradicional desfile de 7 de setembro, alusivo à Independência do Brasil, não acontecerá este ano. A decisão foi formalizada pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo, por meio da Diretriz Ministerial nº 14/2020. O documento regula a participação das Forças Armadas do país em atividades culturais, incluindo as cerimônias comemorativas do Dia da Pátria. A razão para o cancelamento é a pandemia de Covid-19.
A diretriz foi publicada na edição desta sexta-feira (07) do Diário Oficial da União. Confira abaixo o texto do documento que informa o cancelamento:
Tradicionalmente as Forças Armadas estão envolvidas junto com a sociedade nos festejos relacionados à Semana da Pátria, que marca a data de emancipação do Brasil, ocasião em que é estimulada a ampla manifestação dos valores cívicos em todo território nacional, por meio de atividades culturais e solenidades específicas.
Todavia, como é de amplo conhecimento, o País, como considerável parte do mundo, enfrenta a pandemia do “COVID-19”, não sendo recomendável pelas autoridades sanitárias a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público, devido ao risco de contaminação. As condições atuais indicam que tal recomendação deva ainda vigorar durante o mês de setembro, abrangendo, assim, o período de celebração do 198º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil.
Em consequência e de acordo com as coordenações realizadas com a Presidência da República, determino aos Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira que orientem suas respectivas Forças para se absterem de participar de quaisquer eventos comemorativos alusivos ao supracitado evento como desfiles, paradas, demonstrações ou outras que possam causar concentração de pessoas.