Domínio tecnológico para a autonomia do país – essa é a missão da IACIT: A IACIT foi a primeira empresa brasileira a desenvolver um bloqueador de drones, com tecnologia 100% nacional. Anos depois, colocou em operação o primeiro Radar Além do Horizonte da América do Sul. Em 2019, produziu o primeiro Radar Meteorológico de Dupla Polarização em Estado Sólido com compressão de pulsos do país. Esses são apenas alguns produtos e sistemas desenvolvidos pela empresa. E o que todos têm em comum – são projetos que aplicam o uso de tecnologia no mais puro estado da arte com a adoção de soluções inovadoras e 100% nacionais, contribuindo para a soberania nacional e com o domínio tecnológico.
Colocar o país na vanguarda tecnológica é a missão da empresa:
Desenvolver e produzir soluções tecnológicas e serviços na busca da autonomia nacional e contribuir com a evolução tecnológica mundial
Mas, como conseguir tantos avanços em tantas frentes quase que simultaneamente em áreas diversas como guerra eletrônica, vigilância marítima, meteorologia e navegação aérea?
Algumas respostas para essa pergunta são: os investimentos constantes em P&D (Pesquisa & Desenvolvimento), algo que vem sendo realizado há mais de dez anos, com a busca constante por conhecimento; a participação em importantes grupos de trabalho internacionais como o Grepecas (Grupo Regional de Planejamento e Implementação para as Regiões do Caribe e América do Sul), IGWG (Internacional GBAS Working Group), CT-SWIM (Comitê Técnico – System Wide Information Management); apresentação de estudos científicos e artigos técnicos em congressos internacionais; atração e retenção de talentos; além de certificações como CMMI-Dev V2.0 com nível de maturidade 3.
A tecnologia faz parte do DNA da empresa e, como Empresa Estratégica de Defesa, desenvolve produtos de alto valor agregado, sempre preocupada em atender as demandas do mercado. Em virtude disso, além de produzir sistemas únicos, também realiza serviços de instalação e suporte logístico integrado tanto para seus próprios produtos quanto de outros fabricantes. Essa flexibilidade em atender os clientes e customizar demandas, com equipe altamente capacitada, torna a IACIT uma das empresas parceiras das Forças Armadas Brasileiras, especialmente, da FAB (Força Aérea Brasileira).
Para a FAB, além de desenvolver sistemas de auxílio à navegação e controle de tráfego aéreo, com softwares para apoiar os operadores de tráfego aéreo com previsões meteorológicas, a IACIT é a responsável pela implantação da navegação DME/DME no Brasil, totalizando 36 equipamentos que estão sendo instalados por todo o Brasil para garantir a segurança aérea.
Outra inovação no setor de navegação aérea é o GBAS CAT I, que está em fase de certificação. Para desenvolvê-lo, a IACIT realizou um profundo estudo do comportamento ionosférico da América Latina, garantindo a integridade no funcionamento do sistema, mesmo em condições ionosféricas adversas. Além de cumprir todos os requisitos internacionais, o GBAS (Ground-Based Augmentation System) da IACIT é outro produto que vai permitir uma maior autonomia tecnológica do país nessa área.
“Surpreender o cliente com o que fazemos é o que nos move e por isso nossos sistemas são únicos, muitos deles exclusivos no Brasil e estamos na busca do mercado externo com nossas soluções inovadoras. Além de uma grande satisfação pessoal, saber que a IACIT faz a diferença para a soberania do nosso país é motivo de muito orgulho”, revela o presidente da empresa Luiz Teixeira.
Gestão
E, com essas ações, a IACIT tem se destacado como uma das empresas que mais têm contribuído para o desenvolvimento tecnológico do país. Para seguir nessa empreitada, a empresa inaugurou recentemente uma nova sede, com capacidade para triplicar a área produtiva e implantou um novo departamento, o de Engenharia de Tecnologia e Inovação.
Essa nova área da empresa é responsável por estudar o mercado e identificar oportunidades que estejam alinhadas com a estratégia e a missão da empresa, para que sejam desenvolvidos protótipos e estudos de viabilidade.
“Áreas como essa são um grande diferencial. Temos uma equipe dedicada a desenvolver novos produtos, prova de conceito, além de um comitê formado por representantes de vários departamentos e diretorias para decidir sobre as ideias propostas”, destaca Luiz Teixeira.
A inovação na IACIT não se resume somente aos departamentos de engenharia, o setor de Recursos Humanos adota iniciativas para melhorias dentro do ambiente corporativo. Neste ano de 2019, as lideranças participaram do Programa de Governança e Desenvolvimento de Gestores, ministrado pela Fundação Dom Cabral (FDC), com o objetivo de trabalhar melhor e de forma estratégica, pensando na gestão das equipes e do negócio como um todo.
Além disso, a empresa construiu uma estrutura de governança sólida, com auditores externos independentes e certificados, para a manutenção de processos robustos em várias áreas como contabilidade, gestão de processos e compliance com alto grau de maturidade, entre outros.
“A excelência operacional passa por uma estrutura sólida de gestão para que nossa equipe possa focar naquilo que move a empresa, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o olhar adiante para entendermos como podemos contribuir efetivamente com a sociedade, proporcionado melhores oportunidades para a geração futura”, conclui Luiz Teixeira.
Escrito por: Karen Gobbatto – Revista Informe Abimde
Visite a IACIT: http://www.iacit.com.br/