O diretor-presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, foi um dos participantes da mesa-redonda virtual “Relações Brasil-EUA frente o Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação”, promovida pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) na noite desta quarta-feira (22).
A proposta do encontro foi promover um diálogo entre os participantes para que compartilhassem impressões e análises sobre o significado do Acordo no contexto das relações bilaterais e sobre seus potenciais benefícios para as áreas de defesa e tecnologia no Brasil.
Na primeira rodada, cada um dos convidados fez uma breve explanação apresentando e comentando as perspectivas para a implementação do Acordo, sejam oportunidades ou desafios, a partir da sua experiência.
Na segunda etapa, o debate foi conduzido em torno dos desbrobamentos do RTD&E, em particular no desenvolvimento conjunto de tecnologias e os seus arrastes para as indústrias de Defesa e para as exportações.
“As discussões foram muito importantes para equalizar as expectativas e devem dar origem a um Policy Paper do CEBRI. Creio que foi muito produtivo para todos”, comenta Gallo.
Além do diretor-presidente da ABIMDE, estiveram presentes no evento: membros do CEBRI; Siemens Energy no Brasil; EMGEPRON; DEPROD; Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas; Escola Superior de Guerra; SIMDE; JCM Comunicação; Ministério das Relações Exteriores; Consulado Americano no Rio de Janeiro.