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NOTÍCIAS

Mac Jee recebe comitiva de adidos militares e membros do Ministério da Defesa

O Grupo Mac Jee, formado por empresas brasileiras do segmento de Defesa e Aeroespacial, recepcionou, na quinta-feira (7), uma comitiva formada por 40 autoridades, entre eles, adidos militares e integrantes do Ministério da Defesa e Seprod (Secretaria de Produtos de...

Roberto Gallo, CEO da Kryptus, participa do Enaex destacando o potencial do comércio exterior do setor de defesa

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança (ABIMDE), Roberto Gallo, participará do 40º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), que este ano será realizado totalmente online, pela segunda vez, em razão da pandemia. O evento,...

Condor recebe visita do General José Eduardo Pereira, Comandante Militar do Leste

A fábrica da Condor Tecnologias Não Letais em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, recebeu nesta quarta-feira, dia 6 de outubro, a visita de 20 Oficiais Militares tendo à frente o General de Exército José Eduardo Pereira, Comandante Militar do Leste. O grupo foi recebido pela...

Com apoio da AEB, SpaceBR Show vai reunir representantes do setor espacial em evento online

A MundoGEO realizará, entre os dias 8 e 12 de novembro, a primeira edição do SpaceBR Show, de forma 100% online e gratuita. O evento, que tem o apoio estratégico da Agência Espacial Brasileira (AEB), contará com mais de 50 palestrantes renomados que atuam nos setores...

ABIMDE e associadas mostram tecnologia brasileira de Defesa e Segurança na Milipol Paris 2021

A ABIMDE (Associação Brasileira da Indústria de Defesa e Segurança), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estará presente na Milipol Paris 2021, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de outubro. O Pavilhão...

IACIT recebe comitiva de mais de 30 adidos militares para conhecer a tecnologia no setor de Defesa

A IACIT recebeu, no dia 7 de outubro, a visita de uma comitiva formada por 33 adidos de diversos países e autoridades do Ministério da Defesa (MD) e da Seprod (Secretaria de Produtos de Defesa). O objetivo do encontro foi mostrar aos adidos as tecnologias nacionais...

Mostra BID Brasil é vitrine do setor de Defesa e Segurança em 2021

A 6ª Mostra BID Brasil será realizada entre os dias 7 e 9 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento organizado pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) se consolida este ano como...

ABIMDE participa da abertura do Exercício Guardião Cibernético 3.0 em São Paulo

A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) participou da abertura do Exercício Guardião Cibernético 3.0, maior treinamento nacional interagências de Defesa Cibernética do Brasil. O evento começou nesta segunda-feira (5) e segue...

DCTA e IAE realizam primeiro ensaio de Tiro em Banco do Motor-Foguete S50 em São José dos Campos

A FAB (Força Aérea Brasileira), por meio do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da equipe técnica do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), localizados em São José dos Campos (SP), realizou na última sexta-feira (1/10) o primeiro ensaio de...

Escola de Guerra Naval prorroga prazo para inscrições no Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos; curso é gratuito e aberto a civis e militares

A Escola de Guerra Naval prorrogou o prazo para inscrições no processo seletivo ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos, nos níveis de Doutorado e Mestrado Profissionais para até o dia 6 de outubro. Podem participar da seleção candidatos civis e militares da...

Uma boa peça não deve ser como aquela tia tagarela que a gente aguenta porque é da família, mas sim como aquele amigo que dá gosto ouvir contar suas façanhas.

Oinforme-publicitário é um formato complicado. Começa pelo nome, que vive mudando. Chamava informe-publicitário lá atrás, quando era usado principalmente nas campanhas de marketing direto: páginas horrorosas falando das 73 utilidades daquele processador de frutas que não é apenas isso, mas também lava, passa e se limpa sozinho. Depois, virou “publieditorial” e, mais recentemente, “advertorial”. Mas o problema não está no nome, e sim no uso que se faz dele.

Gosto muito do formato. Penso que, bem usado, ele é capaz de agradar aos três públicos envolvidos na comunicação: o anunciante, o veículo e o leitor. Os interesses dos dois primeiros são óbvios: o anunciante quer vender mais ou fortalecer a marca; o veículo quer o dinheiro da publicidade. A diferença está na satisfação do leitor.

É editorial ou publicidade?
Atuei por vários anos no mercado de revistas. Na editora em que trabalhava, pesquisávamos muito a opinião dos leitores sobre a qualidade do nosso conteúdo e também da publicidade. Normalmente, eles gostavam do editorial que haviam comprado e não se importavam em levar junto a publicidade, com exceção dos períodos de muita propaganda, como perto do Natal ou Dia das Mães. Nessas épocas, chiavam muito – tanto que éramos obrigados a usar a carta ao leitor para explicar como a publicidade ajudava a viabilizar o negócio, reduzia o preço de capa para o leitor, garantia a independência do veículo…

Nas pesquisas, notávamos que o leitor julgava o informe-publicitário mais como conteúdo jornalístico do que como propaganda. Ou seja: o que contava não era sua quantidade, mas sim se era bom, útil e pertinente. É aí que começam os problemas.

Cuidado com a credibilidade
Muitos anunciantes escolhem fazer um publieditorial pela razão errada. Querem iludir o público, fingindo que é a publicação, e não eles próprios, quem está falando bem do produto. Uma parte dos leitores cai na deles, mesmo com os cuidados exigidos pelos veículos. Mas outros percebem o truque e perdem um pouco da confiança na marca: “Se querem me enganar na propaganda, imagina no produto?”

Acredito que o publieditorial é indicado para os seguintes propósitos:

• Explicar ideias complexas: Por exemplo, para mostrar as vantagens fiscais de um determinado investimento financeiro ou as funções avançadas de um telefone celular.

• Ensinar a usar o produto: Como nos tutoriais de maquiagem ou nas receitas culinárias oferecidas por marcas de beleza ou alimentícias.

• Reforçar valores da marca: Quando um fabricante de remédios leva conhecimento sobre prevenção de dor de cabeça junto com a propaganda do seu analgésico; ou um guia de prevenção de acidentes domésticos oferecido por uma marca de botijão de gás.

• Gerar confiança: Dando dicas que fazem a diferença na vida do leitor, como o banco que trata de finanças pessoais ou a marca de ração que ajuda a cuidar das emoções dos bichos.

• Humanizar a empresa: Mostrando quem são as pessoas por trás do negócio, algo especialmente importante no setor de serviços.

Tia chata X amigo interessante
Além da intenção, outro problema comum nos informes-publicitários é olhar demais para o próprio umbigo e pouco para o interesse do leitor. Ficam aqueles textos chatos, cheios de auto-elogios e termos técnicos que normalmente vão parar ali para agradar a todo mundo dentro da empresa, menos os clientes.

Nas pesquisas, fica claro que as pessoas preferem o publieditorial que consegue reproduzir a mesma linguagem do veículo, tanto na qualidade do texto quanto no visual. Quando se comporta não como aquela tia tagarela que tortura a gente com os detalhes, mas sim como aquele amigo que dá gosto ouvir contar suas façanhas.

Para isso, claro, é preciso ter coisas interessantes para dizer. Mas, acima de tudo, saber contar bem uma história.

Quando é assim, o leitor esquece que você está querendo vender o seu peixe, embarca na viagem, aprende, se diverte, se emociona…

Esse publi funciona!

* Demetrius Paparounis é jornalista, consultor em comunicação e diretor da TAG Content.

 

Fonte desta postagem: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/ponto_de_vista/2014/08/11/a-alquimia-de-um-bom-informe-publicitario.html

 

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